O limite da interferência estatal na família. - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 25/02/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A função do estado é garantir a saúde física e psicológica de sua população, seu bem estar e seus direitos. No entanto, muitas vezes o estado cria leis que limitam as ações das pessoas, geralmente para manter a organização e a paz entre seus habitantes. Mas, às vezes, acaba interferindo em questões pessoais ou familiares, é o caso da ‘Lei da palmada’.

Tal lei proíbe o uso de castigos físicos nas crianças e nos adolescentes. Essa lei é importante para aqueles pais que batem em seus filhos por qualquer motivo fútil, que não dão nem se quer [sequer] uma chance para o diálogo. Geralmente, esses pais são pessoas que foram educadas assim e apresentam uma personalidade impaciente e emoções descontroladas, por esse motivo acabam batendo em um impulso. Com isso acabam prejudicando o desenvolvimento intelectual da criança, tornando-a uma pessoa violenta, pois aprendeu esse tipo de atitude com os próprios pais.

Existem crianças que por mais que se tente conversar e explicar o que é certo e o que é errado elas insistem em contrariar o que foi dito e sempre erram. Para que aprendam é necessário algum tipo de castigo físico, desde que seja com aviso prévio. Por exemplo, a criança fez uma coisa errada, os pais conversam e explicam que aquela atitude foi incorreta, e a criança comete novamente o erro por mais algumas vezes. Percebe-se que ela está fazendo aquilo por ser teimosa e desobediente e que o diálogo não está resolvendo o problema, somente nesse momento pode-se pensar em aplicar uma palmada. Esse tipo de criança apresenta uma personalidade rebelde e faz de tudo para contestar os pais.

Não existe nenhum manual de como educar os filhos, e os pais fazem o melhor que podem, mesmo que às vezes acabem errando. O estado [Estado] não deveria interferir muito, já que não convive com a família e não está completamente informado da situação. O estado só deve interferir quando se trata de casos extremos em que não há duvidas [dúvidas] de que os pais estão prejudicando o desenvolvimento do filho.

Comentários do corretor


Você soube fazer uma panorama geral sobre a problemática do tema. No entanto, para chegar à excelência, procure melhor trabalhar com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, exemplificações, fatos, retrospectivas históricas etc.) a fim de enriquecer seu projeto de texto e melhor explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente