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Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 25/02/2012

Status:

Corrigida
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Atualmente discute-se uma nova lei em que os pais não devem castigar fisicamente seus filhos. A chamada “lei da palmada” gerou polêmica e dividiu a sociedade entre apoiadores, mas também houveram [houve] os que fossem contrários à ela [vírgula] levantando as seguintes questões: até onde o Estado pode interferir na educação familiar, e se isto realmente contribuirá na formação das crianças.

Crianças por natureza insistem em desobedecer aos pais, e isto não é um fato novo e não acontece apenas com os seres humanos, são características primárias dos mamíferos em fase de formação e isto é inerente aos pequenos como citado anteriormente, elas testam os limites do permitido para saber se o “não” dos pais é realmente para valer e se elas podem ir adiante. Impor limites, dosar as suas vontades, além de educar eficientemente é função dos pais ou responsáveis, e se para isto for necessário algumas palmadas para a criança entender que existem regras e que as mesmas devem ser respeitadas [vírgula] não há problema desde que não haja excesso, servirá de lição para o resto da vida e poderá definir o adulto que ela virá a ser no futuro.

Porém, foi-se o tempo em que uma boa surra era remédio para qualquer traquinagem de um filho. Em pleno século XXI, em que a cultura da informação e as novas tecnologias dominam e, que os pais de hoje são os filhos que talvez tenham sido educados da forma citada no início do parágrafo, não querem que modo tão arcaico de educar se perpetue, e apostam em criar os seus na base do diálogo e que o castigo puro e simples assuma o lugar da palmada podendo surtir mais efeitos em alguns casos na criança do que se ela tivesse apanhado, pois existem pais que aplicam um tipo de castigo em que a criança é privada por um tempo de uma coisa que ela gosta muito, assim ela lembrará que se voltar desobedecer receberá uma nova dose do castigo.

A questão que gira em torno deste debate é a de que os pais que batem em seus filhos admitiram que podem algum dia se exceder na punição pelo erro da criança. Já os contrários aos castigos físicos também admitiram que às vezes apenas o diálogo não resolvesse as questões. O interessante seria haver um contraponto em que os pais possam exercer a sua autoridade, para que não seja necessário levantar a mão para seus filhos.

Comentários do corretor


Você soube retratar  bem o contraponto instaurado pela problemática do tema. No entanto, o que você pensa sobre a questão? Qual é a sua posição? O esperado era que você apresentasse uma argumentação plausível que defendesse uma posição definida acerca do tema. No mais, procure melhor explorar os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, exemplificações, fatos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção e melhor abordar as possibilidades de ideia que o tema favorece.

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
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