A força de um diálogo - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 25/02/2012

Status:

Corrigida
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Atualmente se tornou comum vermos na mídia, [sem vírgula]casos de menores que foram espancados e torturados pelos pais ou até mesmo pelos professores. Geralmente esses casos têm algo em comum, que é a classe social dos indivíduos, que geralmente são oriundos de uma família desestruturada e pobre. É muito raro se ouvir falar que filho de rico ou até mesmo da classe média, foi espancado pelos pais ou sofreu alguma agressão na escola. Isso ocorre pelo fato da educação ter sido diferente, mas isso não significa que nesses âmbitos não exista a “palmada pedagógica”.

Para realmente se por em prática uma lei como a Lei da Palmada, primeiramente o governo deveria ter pensando em alguma lei ou projeto para reeducar os pais. Não se pode esquecer que a educação é um aspecto cultural, o que se torna ainda mais difícil de mudar. Geralmente essas agressões sem limites, ocorrem nas famílias mais pobres, onde [em que] não existe um diálogo nem entre os pais, e muito menos entre os filhos e os pais.

Uma “palmada pedagógica” nunca fez mal a ninguém. Não podemos confundir um tapinha no bumbum de uma criança com um espancamento a cinto, vara, ferro e outros objetos que se usam para machucar os menores. As palmadas fazem parte da educação de uma criança, mas o diálogo também e [é] [vírgula] este deve ser sempre a primeira opção, e quando somente ele não resolver, os pais devem recorrer ao tapinha no bumbum, o que as vezes as crianças entendem muito melhor,do que horas com seus pais falando para não fazer algo. Os pais tem obrigação de ensinar para seus filhos o que é certo e o que é errado, esse ensinamento não se deve ocorrer em forma de agressão e sim de diálogo,quando este não for o suficiente, uma palmada não fará mal ao seu filho.

Conclui-se [vírgula]  portanto,que o Estado deve respeitar a forma que cada família tem de educar seus filhos, interferindo apenas no caso de abusos e excessos. O diálogo tem que ser sempre a primeira opção,mas se sabe, [sem vírgula]que pôr uma criança de um e meio para pensar sobre o que fez de errado,ela não irá entender o motivo daquilo e continuará a fazer igual,e já com uma criança de idade superior, é diferente. A educação de uma criança vai mudando conforme ela vai crescendo. Conforme as crianças crescem o diálogo vai ocupando mais espaço do que as “palmadas pedagógicas”. Desta forma a criança vai tendo em sua mente cada vez mais explicito o que é certo e o que é errado.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto soube retratar a problemática do tema. No entanto, faltou fundamentos concretos que validasse sua posição. Dessa forma, melhor explore os recursos argumentativos ( Citação, ironia, contraposições, comparações, exemplos, fatos, retrospectivas históricas etc.) para comprovar seu posicionamento, enriquecer sua produção e melhor explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Além disso, cuidado com perídos longos a fim de não prejudicar a construção de sentido de seu texto.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente