O Estado e a educação familiar. - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 25/02/2012

Status:

Corrigida
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A educação familiar tem se tornado cada vez mais complexa para os pais, muitas são as medidas adotada [adotadas] em busca da formação do caráter de seus filhos, buscando agir sempre da melhor maneira e a atender as expectativas esperadas pela sociedade de bem.
O Estado tenta de todas as maneiras intervir na educação que os pais dedicam aos seus filhos, muitas vezes de maneira excessiva, diminuindo a autoridade que eles exercem sobre as crianças. A lei da palmada é vista como uma forma de tirar todo o respeito que os filhos devam ter para com seus pais, uma vez que será cada vez mais difícil impor limites.

A agressão física em crianças nunca deverá ser defendida, em casos de barbárie cometidos pelos pais se deve sempre aplicar as punições já previstas em lei. Mas em casos como uma simples palmada que é usada somente para educar a criança  [vírgula] mostrando os limites para seus atos não deve ser vista como forma de violência, pois o intuito dos pais não é agredir o filho, uma vez que a palmada não deixa marcas no corpo dos filhos, apenas recriminar alguma atitude reprovável praticada por eles, os fazendo repensar os seus atos.

O Estado não deve intervir na educação oferecida pelos pais de maneira a diminuir a autoridade que eles possuem sobre seus filhos, criando cada vez mais crianças sem limites e que causem caos na sociedade. Deve somente aplicar as medidas punitivas em casos de agressões excessivas, que deixam lesões nas crianças. Os pais, por sua vez, devem também educar seus filhos e não maltratá-los.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou a problemática do tema. No entanto, procure melhor explorar a questão das consequências, sejam positivas ou negativas, que a questão instaurada pode causar. Além disso, é preciso mobilizar argumentos embasados em fatos, dados, exemplos, realizar comparações e contraposições, tecer análises e reflexões para enriquecer sua produção e comprovar sue posicionamento. Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente