As generalizações do estado - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 24/02/2012

Status:

Corrigida
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Dizem que as crianças e os jovens de hoje serão o futuro do Brasil, mas imagine como não será esse Brasil, cheio de pessoas mal educadas, sem limites e desorientadas, uma vez que hoje os pais não podem mais educar seus filhos, ou seja, implicitamente são obrigados a colaborar para o futuro desastre do Brasil. O estado [Estado] deve sim orientar os cidadãos, no entanto [vírgula] ele já esta [está] entrando no seio familiar de maneira equivocada, pois quer interferir na maneira como os pais educam seus filhos, o que não deixa de ser necessário, mas sem generalizações uma vez que deve ser considerada a faixa etária e a personalidade dos filhos.

Recentemente surgiu um projeto de lei no qual fica explicito pena para os pais ou responsáveis, que aderirem como forma de educação a agressão física aos seus tutelados, entretanto, esse projeto de lei não leva em conta a faixa etária, nem a personalidade dos tutelados, e iguala qualquer forma de correção como agressão física, ou seja, um tapinha tem o mesmo peso que um espancamento. Diante disto, fica claro que esse tipo de intervenção do estado é equivoca [equivocada] , uma vez que, [sem vírgula]não se deve usar tão grande generalização, pois indivíduos diferentes têm personalidades diferentes, portanto, um filho pode ser corrigido apenas com uma conversa, ou um simples castigo, no entanto, em outros [vírgula] esse método já não é tão eficaz devendo- se assim procurar outra solução, a faixa etária também é algo gritante [vírgula] uma vez que, [sem vírgula]uma criança de dois anos não tem maturidade suficiente para ser corrigida com uma simples conversar [conversa] , nesse caso um tapinha é fundamental.

É muito comum ouvir depoimentos de pessoas, [sem vírgula] que hoje vêem que as palmadas que receberam dos seus pais no passado contribuíram para sua boa conduta como cidadão e pessoa, como é o caso do seu Marcos Pereira Costa, 46, que disse que depois que recebeu umas palmadas de seu pai aos doze anos por chegar drogado em casa, nunca voltou a se envolver com drogas. A partir desse depoimento fica claro que a palmada é essencial na criação dos filhos, no entanto [vírgula] não se pode cometer o mesmo erro do estado e confundir correção com espancamento.

Contudo, o estado deve sim influenciar na educação que os pais dão aos seus filhos, pois os mesmo devem receber educação de qualidade, estar na escola, e não ser [serem] espancados e violentados, sendo responsabilidade do estado verificar isso e colaborar para que aconteça, no então [entanto] [vírgula] ele não deve usar de generalizações como foi incluso neste projeto de lei em relação a [à] palmada, pois cada caso é um caso.

Comentários do corretor


Você apresentou seu ponto de vista acerca da problemática do tema. No entanto, para validar um posicionamento é necessário mobilizar fundamentos concretos. Dessa forma, melhor explore os recursos argumentativos ( Citação, ironia, comparações, exemplificações, contraposições, retrospectivas históricas, fatos etc.) que comprovem sua posição e melhor explorem as possibilidades de ideias que o tema favorece. No mais, cuidado com períodos longos e atente-se às regras de uso da vírgula a fim de não prejudicar a construção de sentido de seu texto.

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
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