Existem infinitos meios de repreender uma criança ou adolescente. Cortar a internet, por de castigo nos fins de semana, cortar a mesada, proibir a televisão e etc. [etc.] Isso tudo para jovens é muito mais doloroso do que uma palmada. É uma questão de saber lidar com a situação.
Uma pesquisa do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, [sem vírgula]faz o seguinte questionamento:O que você acha da chamada “Lei contra a Palmada?". A pesquisa tem várias opções de respostas e a mais votada foi: Não concordo com mais essa interferência do Estado em nossas vidas.(45%,149 Votes) e a menos votada foi: Sim, estou inteiramente de acordo com esse Projeto de Lei. (6%,21 Votes). É verdade que o estado interfere cada vez mais em nossas vidas. Mas na maioria das vezes isso acontece por nós mesmos estarmos fazendo a coisa errada.
A questão é que alguns pais não batem e sim espancam seus filhos. Nesse caso é necessário sim o estado intervir para não virar uma situação descontrolada dentro dos lares. Acho a lei válida se ao invés de prender o responsável, o estado der a ele assistência psicológica, palestras ou coisas do tipo para que ele aprenda a se impor diante de um adolescente ou uma criança somente conversando com ela. Muitas vezes os pais usam a força para educar seus filhos por não saberem como dialogar com eles. Essa lei se torna inválida a partir do momento em que a prisão é a resolução do problema, porque ela não resolve. Pessoas que agridem outras pessoas necessitam de tratamento psicológico. Essa lei é só mais uma forma de o estado lucrar com as fianças a serem pagas pelos agressores.
Existe uma grande diferença entre agredir e educar, e entre prender e orientar. A interferência do estado é válida até o ponto em que ele acrescenta algo para a vida dos pais.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou a problemática do tema. No entanto, não houve grandes análises e reflexões em torno do tema por falta de uma argumentação plausível. Dessa forma, discuta o problema, apresente fatos, dados e exemplos, realize contraposições e comparações, instaure análises e reflexões a fim de enriquecer sua produção e levá-la a ir além do senso comum e de achismos.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |