Educar ou agir com violência ? - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 24/02/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Educar uma criança nem sempre foi uma tarefa fácil para os pais. Uma boa educação envolve fatores que vão interferir no modo de agir e pensar dela, como o ensinamento de bons modos, respeito ao próximo, responsabilidade, honestidade, entre outros valores importantes. Um quesito indispensável é a imposição de limites, às vezes manisfestado de modo violento e que agora está criando muita polêmica, pois implicou na elaboração de uma nova lei: a ''lei da palmada''.

De acordo com essa lei, os pais estão proibidos de educar seus filhos usando da violência.Para a justiça, a famosa ''palmadinha'' é interpretada como um ato que irá comprometer o estado emocional da criança, fato que deve ser bem analisado.

A infância é uma fase em que o indivíduo não sabe discernir o certo do errado e precisa do apoio dos pais para entender isso. Porém, por não ter experiência, não aceita limites. Muitas vezes só o diálogo não é o suficiente e os pais recorrem à palmada para que ele possa enxergar a situação.

Além disso, nessas ocasiões, a palmada tem um resultado mais eficaz, pois assim os pais conseguem impor limites e contribuir para a boa formação do filho.

Outro ponto importante é a consequência que essa lei acarretará na sociedade: as crianças irão crescer rebeldes, inconsequentes e irresponsáveis. Tudo isso porque ela irá limitar a autoridade que os pais têm sobre seus filhos.

Contudo, a violência, que consequentemente gera o medo, não gera respeito, mas uma atitude mais firme, mais autoritária, contribuirá de forma benéfica às crianças, que precisam de educação para o futuro, para que sejam brasileiros honestos e dignos, graças ao amor da família.

Comentários do corretor


Você apresentou um projeto de texto claro e bem organizado que retratou a problemática do tema e defendeu sua posição. Porém, para chegar à excelência, é preciso ir além de uma abordagem superficial e extrapolar o recorte temático. Dessa forma, procure melhor explorar os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, exemplificações, contraposições, fatos, retrospectivas históricas etc.]  para enriquecer sua produção e melhor abordar as possibilidades de ideias que o tema favorece.

Sucesso!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 2
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente