Carta de um velho sertanejo. - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 24/02/2012

Status:

Corrigida
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Pedreiras/MA, 23 de fevereiro de 2012.

Excelentíssimos Senhores Deputados,

Sou um homem do sertão, criado, e muito bem criado, com todo o estilo das gerações passadas. Não quero que pensem que pelo fato de morar no interior sou um analfabeto, felizmente eu soube aproveitar as oportunidades que meus pais me ofereceram e é sobre isso que venho falar-lhes. A verdade é que ouvi ultimamente sobre o projeto de lei que foi aprovado pelos senhores, a Lei da Palmada, que proíbe os pais de darem até as mínimas palmadas nos seus filhos. Peço que os senhores me perdoem, mas devo afirmar que considero essa lei o começo de uma tragédia social, digo-lhes por quê [ o porquê] .

Tenho dez irmãos, todos criados e crescidos pelo mesmo sistema educacional que o meu, com castigos e palmadas sempre que fossem merecidos, com a certeza de que teríamos que assumir consequências pelos maus atos que cometíamos, e mesmo tendo me chateado tanto com esses castigos, hoje agradeço aos meus falecidos pais por terem escolhido a maneira certa de me ajudarem a ser o homem honrado que sou e acredito que meus irmãos fazem o mesmo. Tenho mais seis filhos e fiz questão de criá-los da mesma forma que fui criado, ensinando-lhes através do diálogo a respeitar os mais velhos e a serem honrados, e castigando-os com medidas um pouco mais extremas quando desobedeciam às minhas ordens e de minha esposa e quando agiam com mau conduta. Por gentileza, não pensem que defendo a violência contra as crianças ou contra qualquer pessoa sequer, pelo contrário, considero isso um ato muito desumano, mas um puxão de orelha, uma palmada ou algo que não chegue a ser drástico por parte dos pais não causa traumas nas crianças, mas ensinam a levar a palavra dos pais a sério.

Uma prova disso são dois netos que tenho, ambos de cidades grandes. Carlos, de nove anos, criado pelo velho sistema educacional, é um exemplo de garoto, tem todos os quesitos de boa conduta. Já Fernando, de sete anos, criado pelo método de que palmada é coisa do passado, é um menino que nada me alegra de ter na família, não sabe respeitar ninguém, nem mesmo seus pais. Certa vez fiquei assustado ao vê-lo bater teimosamente em sua mãe, perguntei a ela por que não dava algumas palmadas nele e ela respondeu-me que isso é coisa do século passado. No tempo que palmada era sinônimo de educação, os pais conseguiam criar mais de dez filhos de maneira respeitável; hoje, que palmada é considerada crime, mal se consegue criar um só filho de maneira decente. É completamente preferível que as crianças sejam educadas agora com essas palmadas para que depois não aprendam com a vida de uma maneira muito mais drástica.

Atenciosamente,
Antônio Francisco Bonfim Freitas, um velho sertanejo.

Comentários do corretor


Você soube organizar seu projeto de texto forma clara e precisa para defender seu posicionamento. O que, no entanto, o afastou da excelência, foi que não houve extrapolação do recorte temático e um bom trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, retrospectivas históricas, comparações, contraposições etc.). É importante ressaltar que a experiência relatada validou sua tese. Entretanto, em textos de cunho argumentativo-dissertativo é necessário mobilizar um ideal coletivo para validar um posicionamento, sendo assim, as experiências amplamente individuais acabam limitando a força da argumentação apresentada, por isso sempre há a recomendação quanto ao uso indevido da primeira pessoa.

Continue lendo e produzindo!

 


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 2
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 2
NOTA FINAL: 9.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente