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Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 24/02/2012

Status:

Corrigida
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Nos últimos meses uma proposta de lei tem ganhado notoriedade na mídia e dividido a opinião dos brasileiros. O projeto recebeu a alcunha de “Lei da Palmada” e propõe a extinções dos castigos físicos impostos pelos pais aos seus filhos, sobre penalidade legal.
Uma vez que o menor não tem os meios necessários para se defender ou denunciar os abusos sofridos, cabe ao governo tomar a iniciativa para defender estes pequenos seres humanos. Foi estimado, pelo IBGE, que cerca de 100 crianças e menores morrem diariamente no Brasil vítimas de maus tratos [maus-tratos] , sendo os pais a maioria dos responsáveis. Estima-se também que cerca de 15% dos menores brasileiros já sofreram ou sofrem algum tipo de violência familiar.

Sabe-se que a violência física e contínua pode exercer conseqüências negativas sobre o caráter do cidadão. Também caracteriza um ciclo vicioso: a criança, vítima de maus tratos, pode se desenvolver em um adulto agressivo, e, futuramente, um pai agressivo. Este fato contribui para a formação de uma sociedade pautada no ódio, incapaz de resolver desavenças de forma democrática e pacífica.
Conclui-se que “Lei da Palmada” é de premente relevância no cenário atual. A proposta em questão não visa apenas o bem imediato do menor, mas também sua condição psicológica futura.

Existem outras formas de se educar os jovens sem recorrer a violência, como é o caso do diálogo, que propicia a aproximação de ambos os lados. Evidentemente, é indispensável utilizar-se o bom senso para, por exemplo, permitir diferenciar o que seria um reles empurrãozinho de repreensão de um atentado a integridade física da criança.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema proposto e apresentou seu ponto de vista. No entanto, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, exemplificações, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc) que enriquecesse sua produção e melhor explorasse as possibilidades de ideias que o tema favorece.

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente