Vossa Excelência,
É plausível a preocupação de vocês com a educação que esta [está] sendo dada pelos pais as [às] crianças brasileiras. No entanto,a lei aprovada por vocês que proíbe qualquer forma de disciplina vinda dos pais, pode gerar consequências não só sociais como também nas relações familiares.
Concordo que a educação deve se basear primeiramente no diálogo, pois isso impedirá que a criança cresça em um ambiente violento ou onde as suas opiniões não serão ouvidas,mas, [sem vírgula]nada garantirá que ela deixará de ter um comportamento inadequado apenas com o uso do diálogo.Por isso, em alguns casos deve-se usar algumas formas de correção,como a própria palmada.
Vocês dizem que a violência,neste caso a palmada, não é a melhor forma de resolver os problemas,o que não deixa de ser mentira,argumentam também que algumas crianças se acostumam com as palmadas e ficam "sem vergonhas".Mas,para os pais a palmada não é apenas um castigo ou uma correção pelo comportamento errado,ela vem acompanhada do amor,de reflexão, do entendimento da existência de regras e limites.Caso contrário,os pais perdem a minima [mínima] autoridade que tem sobre seus filhos.
Mais tarde, Vossa Excelência, quem sofre as consequências é o Estado,a sociedade,pois essa criança se tornará um jovem rebelde, sem limites, não respeitando as leis, será um péssimo cidadão.
Sendo assim,deem o suporte para a educação e deixem que os pais eduquem seus filhos.
Atenciosamente,
Suellen Costa.
Comentários do corretor
Você apresentou seu ponto de vista sobre o tema. No entanto, se pretender mobilizar seu interlocutor a aderir sua posição é necessário apresentar uma argumentação plausível que vá além do senso comum. Dessa forma, mobilize fatos, dados, exemplos, faça comparações e contraposições, apresente análises e reflexões que enriqueçam seu projeto de texto. No mais, atente-se às marcas interlocutivas inerentes à estrutura da carta ( local, data e vocativo).
Não assine sua redação. A grande maioria dos vestibulares anulam redações assinadas.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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