Do amor à violência - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 24/02/2012

Status:

Corrigida
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Momento tão esperado, desejado, planejado. Para muitos é a realização de um sonho. Ter um filho é saber que a felicidade de um pequeno ser depende de você. É saber que há um novo caminho a trilhar, e que nele haverão obstáculos.

Algumas crianças são "bagunceiras", "respondonas", "mimadas" ou "extremamente imaturas", isso varia de acordo com a personalidade de cada uma, mas alguns pais ao se sentirem sufocados por este tipo de ação recorrem às agressões físicas e verbais para impor limites de uma maneira rápida e prática, porém falível.

Criar um filho exige responsabilidade e paciência. A criação de uma criança depende do ambiente que ela vive, da estrutura familiar que ela integra e dos momentos que presencia. Seus atos decodificarão sua personalidade, e uma personalidade não se constitui com agressão, mas sim com a noção do que é certo ou errado.

O filme "Precisamos falar sobre Kevin", lançado este ano, demonstra que quando a mãe agrediu seu filho, ele usou essa situação contra ela depois, para que ela se sentisse culpada, de modo a caracterizar uma vingança. Por isso a agressão é falível, a um curto prazo ela pode até resolver uma "má-criação", mas a longo prazo pode alimentar o sentimento de ódio e raiva nas crianças, que novamente teriam atitudes provocantes, formando um círculo vicioso.

O certo e o errado devem ser demonstrados a uma criança pelos princípios e pelos exemplos dos adultos que lhe cercam, e não através de uma agressão, pois esta demonstra apenas autoritarismo.

Palmadas não ditam princípios. Demonstram apenas quem tem maior força. Bater é fácil, mas não educa.

Comentários do corretor


Você soube mobilizar ideias que corroboraram com seu posicionamento acerca do tema proposto. No entanto, seu texto não teceu uma abordagem abrangente nem realizou grandes análises e reflexões. Dessa forma, procure melhor trabalhe com os recursos argumentativos ( citação, ironia, fatos, dados, exemplificações, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.)  a fim de  melhor explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece.

Leia e produza smempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 2
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
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