A educação incide diretamente na formação do caráter moral e social do indivíduo. Existem várias maneiras de educar uma criança, dentre elas está a imposição de castigos físicos, que atualmente o Estado brasileiro quer reprimir. Mas até onde é válida a interferência do Estado na educação dada pelos pais?
Castigos corporais são utilizados pela sociedade de forma holística há séculos como maneira eficaz de impor aos indivíduos as balizas inerentes à convivência social. Da mesma maneira que o Estado trata esses castigos como forma de punição [vírgula] as famílias também têm esse direito.
O Projeto de Lei 7.672/2010 ou a tão conhecida Lei das Palmadas está em trâmite no Congresso Nacional e visa punir os pais que expressarem sua autoridade mediante castigos físicos, porém [vírgula] não expõe métodos apropriados de como manter a autoridade perante crianças e adolescentes.
O castigo na infância é, muitas vezes, a prevenção de erros no futuro, pois disciplina a criança e a faz compreender que nem sempre nossa vontade é a que impera, em outras palavras [vírgula] ele auxilia o indivíduo a como viver em sociedade. Ressalta-se, entretanto, que para tudo há um limite, não se pode permitir que crianças e adolescentes sejam vítimas de violência apenas para impor a autoridade familiar.
Pode-se constatar que deve-se diferenciar as leves palmadas de um espancamento cruel, pois elas são, na maioria das vezes, benéficas e responsáveis pelos bons cidadãos, não desprezando a possibilidade de resolução de problemas através do diálogo, contudo o Estado não deve interferir na educação promovida pelos pais, exceto se houver realmente abusos, pois ele não convive diretamente com crianças teimosas e imaturas, logo também lhe é vedada intervenção no processo disciplinar.
Comentários do corretor
Você desenvolveu um projeto de texto claro e preciso que soube apresentar e discutir a problemática do tema. No entanto, o que faltou para a excelência total foi um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, fatos, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) que explorasse as possibilidades de ideias que o tema favorece.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 2 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 2 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |