Palmada não é violência, é uma ferramenta da disciplina - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 24/02/2012

Status:

Corrigida
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A educação incide diretamente na formação do caráter moral e social do indivíduo. Existem várias maneiras de educar uma criança, dentre elas está a imposição de castigos físicos, que atualmente o Estado brasileiro quer reprimir. Mas até onde é válida a interferência do Estado na educação dada pelos pais?

Castigos corporais são utilizados pela sociedade de forma holística há séculos como maneira eficaz de impor aos indivíduos as balizas inerentes à convivência social. Da mesma maneira que o Estado trata esses castigos como forma de punição  [vírgula] as famílias também têm esse direito.

O Projeto de Lei 7.672/2010 ou a tão conhecida Lei das Palmadas está em trâmite no Congresso Nacional e visa punir os pais que expressarem sua autoridade mediante castigos físicos, porém [vírgula] não expõe métodos apropriados de como manter a autoridade perante crianças e adolescentes.

O castigo na infância é, muitas vezes, a prevenção de erros no futuro, pois disciplina a criança e a faz compreender que nem sempre nossa vontade é a que impera, em outras palavras [vírgula] ele auxilia o indivíduo a como viver em sociedade. Ressalta-se, entretanto, que para tudo há um limite, não se pode permitir que crianças e adolescentes sejam vítimas de violência apenas para impor a autoridade familiar.

Pode-se constatar que deve-se diferenciar as leves palmadas de um espancamento cruel, pois elas são, na maioria das vezes, benéficas e responsáveis pelos bons cidadãos, não desprezando a possibilidade de resolução de problemas através do diálogo, contudo o Estado não deve interferir na educação promovida pelos pais, exceto se houver realmente abusos, pois ele não convive diretamente com crianças teimosas e imaturas, logo também lhe é vedada intervenção no processo disciplinar.

Comentários do corretor


Você desenvolveu um projeto de texto claro e preciso que soube apresentar e discutir a problemática do tema. No entanto, o que faltou para a excelência total foi um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, fatos, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) que explorasse as possibilidades de ideias que o tema favorece.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 2
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente