Com agressão não há educação - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 23/02/2012

Status:

Corrigida
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“O que faz uma pessoa ser correta é a noção de certo ou errado que ela tem. Os pais do passado usavam a palmada para ensinar princípios, mas hoje sabemos que existem outros meios para isso” (Luciana Maria Caetano). Os governantes no exercí-cio [exercício] da função têm o direito e o dever de proporcionar uma vi-da [vida] digna aos seus governados.

A constituição federal do Brasil promulgada no ano de 1988 diz em seu artigo quinto que; [que:] todo ser humano tem direito à vida e à segurança. Mesmo assim fez se [fez-se] necessário a criação de outras leis para tentar evitar que casos como o da farma-cêutica [farmacêutica] Mária da Penha, que dá nome à lei contra a violência domestica, voltasse a acontecer. Temos também o estatuto da criança e do adolescente dizendo que toda criança tem direito a educação e ao lazer, mas com o intuito de evitar fatos seme-lhantes [semelhantes] aqueles [ àqueles] que aconteceram recentemente [vírgula] como o caso nardoni [Caso Nardoni] e outro como o que foi apresentado no programa bronca pesada [ "Bronca Pesada"] [vírgula] onde [em que] uma criança era forçada a segurar um ovo quente de galinha como forma de castigo por ter tirado dinheiro da bolsa da mãe, é preciso deixa claro o que não pode ser feito na tentativa de dar educação aos filhos.

Recentemente foi aprovado na câmara dos deputados um projeto de lei que proíbe os pais a dar qual quer [ qualquer] tipo de castigo físico ao filho. Segundo a doutora em psicologia Luciana Maria Caetano “crianças que apanha tendem a ser mais agressivas”. Logo espera-se uma educação através do dialogo [diálogo] . Se um pai não é capaz de convencer seu fillho do que é certo ou errado sem precisar bater ele não está preparado para ser pai e precisa participar de um programa de apoio a família e psicológico.

Comentários do corretor


Você apresentou seu projeto de texto e sua posição. No entanto, você praticamente não discutiu as questões que envolvem a problemática imposta em si, e sim, se prendeu em outras questões que poderiam sim ser relacionadas, mas não poderiam substituir o tema. No mais, cuidado com períodos longos e atente-se às regras de uso da vírgula a fim de não prejudicar a construção de sentido de sua produção.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente