Não é novidade que nosso governo adota medidas paliativas para lidar com os problemas de nossa sociedade, e, não seria diferente, quando tratamos da recente criação do Poder Legislativo, a Lei da Palmada.
Houve tempos em que o "Toque de Recolher", Lei que restringia os jovens de circular pelas ruas durante a noite, foi encarado como uma solução para os problemas de criminalidade, no entanto, de acordo com pesquisas, esta Lei não atingiu o objetivo, apenas mascarou temporariamente o problema.
A grande dificuldade do estado em garantir o cumprimento deste tipo de Lei é a impossibilidade de fiscalizá-la, tal fato faz com que se desencadeie um processo de descumprimento progressivo da Lei pela sociedade, ou seja, a Lei [vírgula] à [em] longo prazo [vírgula]é tão desrespeitada que "deixa" de existir.
Um passo necessário para evitar que os propósitos da lei sejam esquecidos e caiam em descumprimento total é aliá-la à educação, tal ação não somente reforçaria o interesse do governo em aplicar a Lei mas também, daria meios para a sociedade praticá-la.
Alguns problemas, como o índice de Natalidade, estão sendo tratados com educação, são realizadas campanhas anuais onde a sociedade é instruída. A Lei da Palmada poderia ser tratada de maneira semelhante, pois a sociedade ainda não está preparada para esta mudança; os pais não mudarão seu modo de educar radicalmente, pelo menos não com qualidade, não sem instrução.
Comentários do corretor
Você praticamente não explorou as questões que envolvem o tema proposto. Dessa forma, atente-se! Organize suas ideias e mobilize argumentos que corroborem com uma posição definida acerca da problemática instaurada pelo recorte temático.
Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 0.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |