Eis ai a Lei da Palmada da excelentíssima senhora Ministra dos Direitos Humanos - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 22/02/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Desde a época das sociedades feudais, sabe-se que o estado [Estado] tem plenos poderes sob a sociedade, inclusive o poder de criar leis para serem seguidas e acatadas por todos que vivam sob o regime de um determinado governo. Diante disso, em todo pais regido por uma democracia existe a câmara dos deputados e o senado para criarem e promulgarem leis que devem ser impostas a sociedade.

Visando isso [vírgula] a ex-deputada Maria do Rosário, atual Ministra dos Direitos Humanos levou a câmara dos deputados o projeto de Lei n° 2654/03 conhecido como Lei da Palmada que diz em suas páginas que: “a criança ou o adolescente terão direito de serem educados e cuidados sem o uso de castigos físicos, ou de tratamento cruel ou degradante como forma de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto”. Em resumo [vírgula] os menores devem ser educados sem disciplina ou respeito, pois do contrario [contrário] , [vírgula] seus pais ou tutores legais poderão perder o poder legal sob os mesmos.

Visto que atualmente é muito comum encontrar em filas de supermercado ou outros estabelecimentos pequenos fora de controle por querem [quererem ] algo de seus pais, tentar por em prática uma lei dessa não só parece “burrice” como também uma tentativa de instaurar o caos no país. Se sem essa lei somos obrigados a ver o que a falta de correção cabível traz a sociedade, como roubos, assassinatos, drogas e outros males em faixas etárias cada vez menores, o governo tentar interferir no modo como os pais educam seus filhos com essa lei vai trazer consequências ainda mais desastrosas e catastróficas.

É obvio que ninguém defende a agressão física a crianças e adolescentes de forma brutal e desregrada, como infelizmente algumas vezes somos obrigados a assistir no noticiário, mas também não podemos dizer que só diálogo resolve tudo, que só diálogo basta em todas as horas, existe momentos em que diálogo basta, mas também existem momentos que as crianças precisam sim de um chacoalho, de umas palmadas e de uns puxões de orelha.

Por isso [vírgula] é muita hipocrisia da Ministra tentar instaurar essa lei e ir até os meios de comunicação dizer que no caso Eloá (adolescente morta por ex-namorado), faltou os pais ficarem mais atentos. Como os pais podem ficar mais atentos aos seus filhos adolescentes sem que de vez em quando precise lhes dar umas sacudidelas por estarem seguindo por caminhos equivocados sem, contudo [vírgula] se instaurada a Lei da Palmada perderem o pátrio poder sob seus filhos. Filhos esses que o estado não tenta proteger com leis de trânsito melhores, filhos esses que o estado não tenta dar educação de qualidade, mas quer dizer como educá-los.

Por fim, resta saber se o estado está preparado para cuidar de tantos filhos que os pais não conseguiram controlar devido a [à] Lei da Palmada e caíram na criminalidade, ou filhos que os pais sacudiram ou retirou de lugares impróprios a eles por meio de força física e perderam a guarda dos mesmos, resta saber se a Lei da Palmada vai servir somente para os pais ou também vai ser eficaz em abrigos do governo para menores retirados de seus pais, centros esses que também espancam crianças e adolescentes e todos fecham os olhos. Onde está a Lei da Palmada quando uma mãe deixa seu filho em uma creche e quando vai buscá-lo seu filho está com marcas pelo corpo, deixadas pela esposa de um deputado, deputado esse que está na Câmara dos deputados para instaurar e promulgar leis como essas. Eis ai a Lei da Palmada da excelentíssima senhora Ministra dos Direitos Humanos.

Comentários do corretor


Você apresentou suas ideias em relação ao tema proposto. No entanto, cuidado com a extensão de seu projeto de texto. Além disso, evite perídos longos e atente-se às regras de uso da vírgula para não prejudicar a construção de sentido de seu texto. Procure ser claro ao apresentar fatos, não é possível, por exemplo, identificar sobre o que você se refere no trecho destacado em azul.

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente