Uma questão de equilíbrio. - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 22/02/2012

Status:

Corrigida
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São Paulo, 20 de fevereiro de 2012.

Caro Sr. Deputado,

Venho por meio desta declarar minha singela opinião perante a lei recentemente aprovada [vírgula] [a] ‘’Lei da Palmada’’. Durante toda minha infância tive um relacionamento muito construtivo com meus pais: minha mãe não era muito paciente e preferia umas palmadinhas, em compensação meu pai ficava conversando e mostrando a base da vida. Cresci de uma forma honesta, e agradeço sempre aos meus pais, por terem apresentado a mim o que é certo e o que é o errado.

Agora estou casada e tenho três filhos – Lucia, Marcos e Camila -, e mantive a mesma educação que eu recebi com eles. Meu marido acha coerente o nosso modo de ensinar, pois mantemos sempre diálogos abertos entre a família, mas ainda sim conseguimos impor os limites no cotidiano. Acredito que desta maneira conseguimos manter um laço de união e respeito entre todos.

Desta forma, a nova lei da palmada, tira completamente a autoridade dos pais. Um convívio saudável é essencial ao ser humano, e aqueles que se recusam a isso, impondo a violência acima de qualquer conversa, provavelmente tem problemas psicológicos, que devem ser avaliados. Ao julgar uma ‘’palmadinha’’ é algo vulnerável, pois muitas pessoas exageram e denigrem a imagem da criança. Sempre se deve conversar com o seu filho, saber o motivo do problema e tentar solucioná-lo. Porém, muitas vezes há filhos que repetem os mesmos problemas e só são impulsionadas a parar quando recebem as palmadinhas e ficam privadas de seus benefícios.

Logo caro deputado, empenho-me a acreditar que Vossa Senhoria está a pensar com coerência perante essa lei. Não é benéfico prejudicar uma geração de pais responsáveis, apenas porque indivíduos não sabem o limite de uma briga, e nem mesmo entendem à [a] proporção que uma conversa com seu filho com frequência pode ser bom.

Atenciosamente, Marta Aparecida.

Comentários do corretor


Você apresentou seu ponto de vista soube desenvolver um projeto de texto para retratar a problemática do tema. No entanto, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, fatos, comparaçõs, contraposições, retrospectivas históricas etc.) que enriquecesse sua argumentação. Além disso, cuidado com o uso da primeira pessoa, uma vez que o ideal coletivo tem mais que força que um ponto de vista individual em se tratando de textos argumentativos. Não assine sua redação. A grande maioria dos vestibulares anulam redações assinadas.

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 2
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente