Até que ponto bater não é um crime? - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 22/02/2012

Status:

Corrigida
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Todos nós sabemos que o Estado é responsável por administrar o país nos mais variados âmbitos e para isso criou-se as leis que o regem. Mas até que ponto essas mesmas leis, que outrora foram criadas para auxiliar a vida das pessoas [vírgula] passam a se tornar carrascos que as condenam? Muitas polêmicas surgiram depois da aprovação da Câmara dos Deputados ao projeto de lei que proíbe o uso de castigos corporais, e dois grupos se formaram.

Os que apoiam a nova lei afirmam que os castigos físicos são totalmente desnecessários e antiquados. As crianças apanham muitas vezes sem saber a causa que desencadeou tal correção. Aliás, muitas vezes movidos por tremenda raiva, até mesmo os próprios pais acabam por não terem um motivo para bater no filho, ato esse que facilmente pode ser exagerado em uma situação de raiva.

Existe ainda o grupo de pessoas que descordam dessa lei, e afirmam que bater é uma ferramenta crucial para a educação e para impor limites. Devido a tantos “nãos” que as crianças ouvem dos pais, elas tendem a não levar a sério as advertências dos mesmos.

Se pensarmos que cada ser humano é um infinito particular bem diferente do outro, perceberemos que a forma de ensinar e aprender é muito diferente. Um bom diálogo sempre ajuda e muito na educação. O ato de bater deve ser recorrido em última estância apenas como um complemento ao diálogo previamente feito. E por fim, cabe ao Estado se preocupar também com as condições de vida de seus habitantes que influi muito na educação que é dada as crianças, pais menos estressados e mais felizes e presentes na vida de seus filhos dificilmente terão que recorrer ao polêmico castigo físico.

Comentários do corretor


Você apresentou suas ideias em relação ao tema proposto. No entanto, procure ir além da abordagem superficial e densenvolva análises e reflexões embasadas em fatos, dados, exemplos, comparaçõs, retrospectivas históricas, citações, enfim, para enriquecer sua produção e validar seu posicionamento acerca do tema.

Sucesso!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 2
NOTA FINAL: 7.5


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