O Paradoxo da Palmada - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 22/02/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A aprovação da lei da palmada, assim como outros assuntos polêmicos que são divisores de água na sociedade, dentre eles : aprovação do casamento civil gay e lei maria da penha [Lei Maria da Penha] , trazem questionamentos inevitáveis e colocam o Estado , perante a sociedade, em uma situação de risco, sendo condenado por interferir e limitar a maneira como devemos agir na sociedade, mesmo vivendo em uma democracia.

Recentemente, com a aprovação da lei da palmada, o Estado , na tentativa de exercer sua função protengendo os inocentes que não podem se defender, encontrou uma faca de dois gumes no seu caminho.

Para alguns pais, essa lei barrou o direito dos pais de educar seus filhos, através da agressão física, quando o diálogo não é suficiente.Para outros pais, possibilitou uma busca por um caminho alternativo para educar seus filhos, sem a necessidade de apelar para a agressão.

Essa limitação imposta pela lei, no quesito educação familiar, tornou-se necessária devido aos inúmeros casos de agressão familiar, nas quais os filhos , [sem vírgula] por medo, [sem vírgula] não denunciam , sofrendo com punições severas e repressões por atos, muitas vezes, irrelevantes.Para evitar que os direitos dos inocentes nao [não] sejam cumpridos , o Estado cria leis para proteger menores - como a Lei da Palmada e estatutos que garantam que essas leis sejam cumpridas- ECA -Estatuto da criança e do adolescente.

Se o Estado não interferir e limitar algumas atitudes dos pais agressores, estes matam seus filhos de tanto agredí-los , mas se limitar , alguns pais vão achar que o Estado está impondo uma maneira pela qual os pais devem educar seus filhos.

A lei não está impondo uma maneira de educar os filhos, e sim, sugerindo uma maneira consciente de educá-los, sem a necessidade da agressão física.

O diálogo sempre é a solução , o problema é que alguns pais confundem medo com respeito, acreditando que o medo causado pelas surras impõem respeito, quando só traz medo e repressão.

Os pais não devem deixar seus filhos fazerem tudo que querem , devem impor limites , mas ter limites também.

Comentários do corretor


Você apresentou suas ideias em relação ao tema. No entanto, evite deixar frases soltas ao longo de sua produção. Além disso, melhor explore os recursos argumentativos ( citação, ironia, exemplos, fatos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para dar força a sua argumentação.

Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente