Itabuna, 21 de fevereiro de 2012.
Senhores Deputados,
Tive conhecimento de muitos fatos noticiados na mídia sobre o projeto da “Lei da Palmada" aprovado pelos senhores, que proibe [proíbe] pais ou responsáveis de fazerem o uso de qualquer agressão seja física ou verbal as [a] crianças ou adolescentes. E escrevo essa carta para mostrar-me satisfeita com a preocupação dos senhores.
Sabemos que ainda existem muitas famílias conservadoras que são berm persistentes na privacidade do seu lar e em cuidar de seus filhos de maneira hierarquizada, o que acaba abrindo uma ruptura na educação deles. Como é mostrado no livro “Vidas Secas” de Graciliano Ramos no qual é descrito um trecho, no momento em que o personagem Fabiano agride seu filho e pensa até em abandoná-lo.
É importante ressaltar também que os pais precisam ter outras formas que assegurem a educação e a criação ter outras formas que assegurem a educação e a criação de seus filhos com a “Lei da Palmada”, precisa-se analisar e cuidar com cautela e com a possibilidade de alertar os pais de suas obrigações, pois, com a agressão estarão gerando mais violência. Acredito que a aprovação desta lei represente um passo importante para a diminuição da violência contra menores de idade, pois, quando sofrem qualquer tipo de agressão seja ela verbal ou corporal carregam o sentimento de medo, ódio e dor.
Depeço-me declarando a minha satisfação com a lei aprovada e peço-lhes que esta lei não fique só no papel, mas, para que seja aplicada e haja fiscalização de tal forma que os agressores sejam punidos de forma adequada, pois, a justiça deve sempre ser aplicada como modo de defesa dos direitos de todos os cidadãos [vírgula] sem exceções.
Comentários do corretor
Você apresentou seu ponto de vista e soube desenvolver um projeto de texto que atentou-se às características da carta. No entanto, não houve grandes discussões em torno da problemática do tema, e você não conseguiu tecer uma argumentação plausível que fosse além do senso comum. Dessa forma, explore os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção e melhor explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Além disso, cuidado com o uso indevido da primeira pessoa em textos dissertativos.
Cuidados com as repetições.
Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |