A palmada da discórdia - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 21/02/2012

Status:

Corrigida
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Será que uma “palmadinha” é sinônima de violência? Ou será que essa palmada poderia ajudar na educação dos filhos? As respostas para essas perguntas dividem opiniões. Mas como poderemos educar nossos filhos, se na maioria das vezes [vírgula] eles não escutam os seus pais? A única forma de chamarmos a atenção deles é através de uma “palmadinha”. E essa não chega a ser um ato criminoso.

São inúmeros casos onde uma “tapinha” poderia auxiliar na educação dos jovens. Tal [, tais ] como: quando uma criança exige um brinquedo e o pai não pode comprar, ela começa a chorar e faz o maior escândalo. Nesse caso, uma simples conversa não iria fazer com que essa criança parasse: um puxão de orelha ou uma sacudidela iriam ajudar. Mas, com a Lei da Palmada, os pais ficariam impedidos de cometer tal ato.

Além disso, não cabe ao governo dizer o que deve ser feito para que as pessoas eduquem seus filhos. Cabe aos pais essa responsabilidade. Mesmo porque, somos um país com mais de 180 (cento e oitenta) milhões de habitantes, e com muitas opiniões que divergem.

Em um país de uma população tão grande como o nosso, e com várias divergências, é difícil chegarmos a um censo [senso] comum, principalmente com um assunto tão controverso como esse. Cabe a cada pai analisar se o que ele faz para educar seu filho é certo ou não. [vírgula]  Já que, [vírgula] uma interferência do estado poderia retirar a autoridade dos pais. E isso seria prejudicial não só à educação, mas também ao caráter dos filhos. Por isso, é como diz a letra da música: “Doi, um tapinha não doi, só um tapinha!”.

Comentários do corretor


Se pretende validar seu posicionamento sobre o tema proposto, vá além do senso comum. Apesar do seu projeto de texto ter retratado o tema, faltou uma linha argumentativa plausível que comprovasse sua posição. Dessa forma, melhore trabalhe com os recursos argumentativos ( citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) a fim de melhor explorar as questões que envolvem o recorte temático.

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Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente