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Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 21/02/2012

Status:

Corrigida
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A lei da palmada foi recentemente aprovada pela câmera dos deputados e gerou bastante polêmica. Parte das discussões ocorreu pelo fato de muitos só acreditarem na educação através de castigos físicos, aquele tipo de criação mais antiga e rígida. Entretanto, outros já possuem uma visão mais ampla e são adeptos do ensino sem violência, onde [em que] uma boa conversa basta.

Por um lado, esse projeto tem seu lado positivo. Inúmeros pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes, na hora de aplicar o castigo, esquecem de controlar a sua força e acabam perdendo o controle. Já foram constatados diversos casos em que jovens foram, por exemplo, mordidos ou espancados com móveis. Esse tipo de castigo exagerado acaba causando traumas não só físicos, mas também psicológicos.

Como tudo que tem seu lado positivo, essa lei também tem seu lado negativo. Existem diversas crianças e adolescentes mais ativos e desobedientes, que só conseguem se comportar através da ameaça e do medo do castigo físico. Também existem alguns casos em que a punição corporal tira aquele adolescente, por exemplo, do mundo das drogas ou do álcool.

Ou seja, a lei da palmada surgiu junto a bastante polêmica, mas essa interferência do estado só irá proteger os jovens do Brasil. Afinal, apesar de diversas pessoas pensarem o contrário, uma conversa ou algum outro tipo de castigo pode solucionar qualquer problema, sem deixar marcas ou cicatrizes.

Comentários do corretor


Você desenvolveu um projeto de texto claro que apresentou sua posição sobre o tema. No entanto, sua abordagem não foi além do superficial nem sobressaiu o senso comum. Dessa forma, procure realizar discussões embasadas em fatos, dados, exemplificações, contraposições, enfim, para levar seu texto a tecer uma argumentação plausível para defender seu posicionamento. Leitura é fundamental!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente