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Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 21/02/2012

Status:

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É evidente que a formação ética da população, o nível de educação e a maneira como os filhos são educados pelos pais ainda não atingiu o ponto de ser considerada ideal. No entanto, do mesmo modo como a população ainda não atingiu um certo desenvolvimento intelectual para que possa deixar de lado alguns conceitos e costumes ultrapassados, ainda não seria bem aceita uma lei que proibisse até mesmo castigos físicos leves, pois esses tipos de castigos ainda fazem parte e estão inclusos no modelo de educação que as pessoas seguem, principalmente por fazer parte de um conceito que é passado por gerações.

A maioria das pessoas de hoje em dia, passaram por uma educação que incluía as palmadas e com certeza grande parte delas utilizarão os mesmos métodos com seus filhos. Então é muito difícil mudar todo um modo de educação através de uma lei, sendo que a população precisaria estar preparada, ou até mesmo ser reeducada e adquirir outros princípios para que isso tornasse realmente eficaz.

A lei das palmadas se baseia no princípio de proteção da criança dos possíveis abusos de autoridade dos pais. Claro que é importante evitar tais ações extremamente agressivas e abusivas, mas a mesma pessoa que chega ao ponto de espancar um filho, faria isso mesmo com uma lei em vigor ou não.

Se o Estado realmente considera viável uma intervenção na educação familiar, seria mais coerente organizar e por em prática projetos que trabalhem a formação do cidadão, que contribua para a formação ética das pessoas, proporcionar maior autoridade para órgãos responsáveis pela criança e o adolescente, aumentando assim a fiscalização e combate aos maus-tratos, e até proporcionar às escolas um papel de educadora, não simplesmente no sentido de educação formal, mas no intuito de instrução e formação do caráter da criança e do adolescente.

Então a intervenção do Estado na educação familiar deve sempre ser feita com cautela, principalmente considerando inúmeros fatores que poderão ter grande relevância. E não simplesmente tomar medidas que aparentemente têm uma boa visão humanitária, mas que na prática podem trazer outras consequências maléficas, como no caso da “Lei da Palmada”, que torna a criança intocável, e tira de certo modo boa parte da autoridade dos pais que é muitas vezes necessária para uma boa educação.

Comentários do corretor


Você apresentou um projeto de texto claro e bem organizado que soube defender sua posição sobre o tema. Parabéns! No entanto, para chegar à excelência total é necessário ir além do esperado, realizando assim análises e reflexões que explorem as variadas ideias que o tema favorece e realizar também um bom trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, exemplificações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para mobilizar seu interlocutor em prol do seu posicionamento.

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 2
NOTA FINAL: 9


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