Educação e Intromissão - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 21/02/2012

Status:

Corrigida
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Educação: processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano. Por sua definição fica nítido que não é fácil proporcionar a construção de um individuo [indivíduo] seja qual for o método aplicado para isto.

Foi aprovado um projeto de lei, denominado de “Lei da Palmada” cujo objetivo é acabar com os abusos cometidos contra a criança e o adolescente. Castigos físicos e atitudes que humilhem, ameacem [ameacem] ou exponham ao ridículo são abrangidos por esta.

O ideal seria que as crianças respeitassem a autoridade dos pais, ao dizer, por exemplo, para não mexer em tal objeto, ou que não vai comprar tal coisa. Mas muitas vezes isso não acontece, sendo necessário resolver tocando na criança como em tapinhas, puxões de orelhas, que já se enquadram na lei.

É certo que algumas crianças respeitam o que os pais as dizem e não precisam de mais nada, sendo criados livres destas ações, mas estas são poucas. A maioria só tem limites quando recebem uma punição.

E o espancamento não deve ser tratado do mesmo modo, pois é crime e já é previsto no código penal brasileiro e mesmo assim não causa medo para os agressores que insistem em suas ações. Na lei da palmada é tudo colocado do mesmo modo, o que será que causa traumas um beliscão ou vários socos e pontapés até deixar a criança com hematomas?

É preciso deixar a critério dos pais sobre como educar os filhos [vírgula] mostrando que o dialogo [diálogo] é um importante aliado, mas, não restringir outras atitudes desde que não sejam exageradas, pois, no futuro é refletido tudo o que foi aprendido, o que é certo e errado vai se estabelecendo na infância.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto retratou a problemática do tema proposto. No entanto, para validar seu posicionamento e ir além do senso comum procure melhor explorar os recursos argumentativos ( citação, ironia, fatos, exemplos, contraposições, comparações, retrospectivas históricas etc.). Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente