Cogita-se, na sociedade em que vivemos, a interferência do Estado na educação moral das crianças e jovens. A polêmica lei que proíbe a agressão física por parte dos pais vem trazendo controvérsias, principalmente no que concerne à intromissão e na educação moral dos menores.
Os malefícios oriundos dessa lei são perceptíveis. O sistema psicológico das crianças é “moldado” de acordo com as regras e padrões vigentes, ou seja, essa imposição estatal trouxe, para a maioria das famílias, problemas decorrentes da abstenção dos pais, no que concerne às lições que poderiam ensinar os seus jovens a não praticarem mais o erro cometido.
Um problema recorrente no setor jurídico são as “ brechas” nessa lei e as suas múltiplas interpretações, o que comprova o seu caráter vago. Segundo entrevistas com especialistas nessa lei, a real intenção dela era barrar a agressão física e psicológica de caráter intenso e constante, ou seja, humilhações e surras pelas quais os menores possam ser acometidos.
Essa intervenção estatal na educação dos pais para com seus filhos pode ser considerada equivocada, uma vez que, ao admitir a “ palmada” como agressão física dolosa, ou seja, comparável à agressão para com um adulto, não considera o caráter meramente educativo que essa tem para as crianças, ao contrário do que acontece com os adultos.
Portanto, uma revisão na “ Lei da Palmada” é deveras pertinente, pois poderá minimizar ou até mesmo excluir a subjetividade, diminuindo a multiplicidade de interpretações referentes a ela.
Comentários do corretor
Você desenvolveu um projeto de texto claro e bem organizado que apresentou seu ponto de vista sobre o tema. No entanto, procure comprovar seu posicionamento através de uma argumentação plausível. Dessa forma, analise, discuta e reflita em torno das consequências, sugira soluções, apresente as causas, enfim. Vá além da abordagem superficial para melhor retratar e explorar a problemática imposta pelo recorte temático.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 2 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 2 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |