Santa Helena de Goiás, 19 de fevereiro de 2012
Prezados senhores,
Não pude deixar de expressar a minha opinião em relação à aprovação da chamada lei da palmada. Reconheço que o trabalho de vocês é decidir pelo que é melhor para a população, mas sinceramente acho que desta vez vocês cometeram um erro, e grave.
Compreendo as causas que levaram a essa polêmica discussão. São muitos os casos de crianças maltratadas por pais bêbados ou desequilibrados, e os traumas que essas experiências podem deixar são irreversíveis. Porém [vírgula] estes são apenas alguns casos, e já há outras leis que se aplicam a eles.
Quando levei algumas surras da minha mãe, elas não me ensinaram o que é certo e errado, porque isso é explicado através do diálogo e todas as crianças sabem bem quando estão fazendo “arte”. Mas com essas surras aprendi algo ainda mais importante: que existem conseqüências para os meus atos.
E são essas conseqüências que impedem as pessoas de repetir o erro e não o fato de isso ser errado em si. Mas se um pai não mostra isso ao filho, a próxima vez pode ser a escolha entre apertar ou não o gatilho de uma arma, e quando ele escolher errado – e isso vai acontecer, a culpa vai ser somente dos pais. Sim, dos pais. Porque foram eles que deixaram de mostrar ao filho que ele iria sofrer se escolhesse errado. E ele vai sofrer, porque a sociedade é muito mais severa que qualquer pai ou mãe.
Sendo assim, peço-lhes que revejam a aprovação desta lei porque os pais não batem para fazer o mau a seus filhos, e sim o bem.
Sem mais,
Ana Paula Araújo
Comentários do corretor
Seu projeto de texto retratou o tema. Mas se você pretende mobilizar a Câmara dos Deputados a aderir sua posição apresente uma argumentação plausível que vá além do senso comum. Dessa forma, explore os recursos argumentativos ( fatos, dados, exemplificações, comparações, contraposições, retrospectivas históricas, ironia, citação, enfim.) para dar força ao posicionamento e comprová-lo. No mais, cuidado com o uso indevido da primeira pessoa em textos dissertativos.
Não assine sua redação. A grande maioria dos vestibulares anulam redações assinadas.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
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