- Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 20/02/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Santa Helena de Goiás, 19 de fevereiro de 2012

Prezados senhores,

Não pude deixar de expressar a minha opinião em relação à aprovação da chamada lei da palmada. Reconheço que o trabalho de vocês é decidir pelo que é melhor para a população, mas sinceramente acho que desta vez vocês cometeram um erro, e grave.
Compreendo as causas que levaram a essa polêmica discussão. São muitos os casos de crianças maltratadas por pais bêbados ou desequilibrados, e os traumas que essas experiências podem deixar são irreversíveis. Porém [vírgula] estes são apenas alguns casos, e já há outras leis que se aplicam a eles.

Quando levei algumas surras da minha mãe, elas não me ensinaram o que é certo e errado, porque isso é explicado através do diálogo e todas as crianças sabem bem quando estão fazendo “arte”. Mas com essas surras aprendi algo ainda mais importante: que existem conseqüências para os meus atos.

E são essas conseqüências que impedem as pessoas de repetir o erro e não o fato de isso ser errado em si. Mas se um pai não mostra isso ao filho, a próxima vez pode ser a escolha entre apertar ou não o gatilho de uma arma, e quando ele escolher errado – e isso vai acontecer, a culpa vai ser somente dos pais. Sim, dos pais. Porque foram eles que deixaram de mostrar ao filho que ele iria sofrer se escolhesse errado. E ele vai sofrer, porque a sociedade é muito mais severa que qualquer pai ou mãe.

Sendo assim, peço-lhes que revejam a aprovação desta lei porque os pais não batem para fazer o mau a seus filhos, e sim o bem.

Sem mais,
Ana Paula Araújo

Comentários do corretor


Seu projeto de texto retratou o tema. Mas se você pretende mobilizar a Câmara dos Deputados a aderir sua posição apresente uma argumentação plausível que vá além do senso comum. Dessa forma, explore os recursos argumentativos ( fatos, dados, exemplificações, comparações, contraposições, retrospectivas históricas, ironia, citação, enfim.) para dar força ao posicionamento e comprová-lo. No mais, cuidado com o uso indevido da primeira pessoa em textos dissertativos.

Não assine sua redação. A grande maioria dos vestibulares anulam redações assinadas.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente