Demagogia política - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 20/02/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A nova lei, [sem vírgula]que pode ser interpretada de forma que uma leve palmada seja equiparada ao espancamento e passível de punição, pode ser desastrosamente ruim para a sociedade e segurança.

Um dos grandes defeitos do Brasil é criar novas leis, específicas, de leis que já existem e não são bem executadas. O ECA existe, e[sem vírgula] garante a proteção das crianças (deveria). Dois pontos que dever [devem] ser levados em consideração: já existe lei que protege as crianças e adolescentes de abusos e, provavelmente [vírgula] a nova lei será como as outras: esdrúxula e minimamente cumprida.

A corrupção está fortemente relacionada no país. Desde crianças somos corruptos e não punidos. O “crack” está em nível epidêmico, a escolarização sempre foi encarada de forma que quanto menor, melhor para o estado. Quando o Brasil era colônia, pagávamos o absurdo de 20% do que produzíamos; hoje somos independentes, pois, pagamos 40% do que compramos em impostos que são, depois, enviados às contas bancárias e sem punição. Não precisamos de Império, somos roubados sem a ajuda dele.

A minha intenção ao lembrar as rachaduras sociais brasileiras, [vírgula] é que esta lei não passa de uma demagogia para esconder o lado putrefato brasileiro e jogar na imprensa marrom uma lei “defendendo as crianças” e entrando porta adentro na nossa família. Um país “sem lei” como o nosso, não tem o direito de “apitar” dentro da instituição familiar desta forma. É revoltante! É uma hipocrisia imensa quando ouço pessoas dizendo que são contra a “palmada educativa”, mas apóiam o aborto. Qual a lógica? É necessário lembrar que a criança não se acostumará com a violência, pois, a palmada precisa ser a ultima opção.

Não se deixem enganar, esta lei é um pano para encobrir a sujeira. Se ela fosse cumprida, é importante lembrar que o diálogo é a melhor forma de educação, contudo, quando seu filho defecar no seu quarto, conversa e uma palmada é necessária. Igualar uma palmada ao espancamento é ridículo!

Uma palmada não é humilhante, degradante e nem desrespeitosa. Mas, quando bem selecionada a hora, é muitíssimo eficiente, pois , as crianças tem uma necessidade natural de provocar e ver até onde consegue burlar as regras. É importante lembrá-las da obediência que devem à [a] seus pais. Imagine seus filhos sendo tirados de você por uma palmada! Que absurdo!

Comentários do corretor


É notável sua indignação em torno da problemática imposta pelo tema. Porém, para validar seu posicionamento é preciso desenvolver uma linha argumentativa plausível que mobilize seu interlocutor a concordar com essa posição, isso só é possivel através de um excelente trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, fatos, dados, exemplos, contraposições, comparações, retrospectivas históricas, enfim). Além disso, cuidado com o uso indevido da primeira pessoa em textos dissertativos, uma vez que ideais coletivos possuem mais força que um ponto de vista individual.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente