A grande maioria das famílias educam seus filhos com castigos como palmadas e puxões de orelha quando estes fazem alguma arte. Porém [vírgula]o Estado, através da “Lei da Palmada”, está intervindo nesse tipo de educação proibindo qualquer uso de força, “moderada ou imoderada”, contra o menor. Essa radicalização do governo interfere no “poder familiar” indicando que este órgão não sabe diferir a violência da educação.
Quem nunca presenciou um filho desrespeitando seus pais e chegando ao ponto de bater neles? Psicólogos especialistas em comportamento infantil dizem que a criança tende a testar a hierarquia do grupo familiar até que lhes é agressivamente sinalizados que os limites foram atingidos. Assim se este sinal for cortado, o cérebro imaturo da criança entende que para subir de nível familiar deve-se adotar um comportamento intolerável.
Pessoas que dizem ser a favor da lei, [sem vírgula] argumentam que apenas a conversa é suficiente para educar uma criança, mas dados mostram que isso ocorre numa pequena parcela de famílias.
Analisando os artigos 18B e 129 da lei, os pais que forem pegos utilizando qualquer forma de agressão serão encaminhados a um tratamento psicológico, visto que, aos olhos do Estado, isso é um caso de violência e o agressor é tratado como um desequilibrado mental.
A intervenção estatal no poder familiar para impedir qualquer forma de punição contra o menor deixa clara a falta de ética do poder público em diferenciar a violência da educação. Tal radicalização trata os pais em vez de educadores como desequilibrados que precisam de tratamento psiquiátrico.
Comentários do corretor
Seu projeto de abordou o tema e apresentou sua posição. Porém, não houve grandes análises e discussões e seu projeto de texto não fugiu do esperado. Dessa forma, se pretende validar seu posicionamento, melhor explore os recursos argumentativos ( citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas, enfim.) No mais, leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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