A London Eye da violência - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 19/02/2012

Status:

Corrigida
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Desde os mais sombrios tempos terrestres, nos quais os seres humanos, já inseridos num espaço geográfico, desenvolviam seus próprios níveis de organização social, pais possuíam livre arbítrio para educar seus filhos. Não contentes com esse passado inserido sob o futuro, surge, [sem vírgula] uma nova lei que coíbe os pais de usar de punições físicas contra seus próprios filhos. É uma ideia iluminista que apareceu nos dias de hoje, um brilhantismo repentino que há muito não se via. Ouvindo aos clamores surdos de uma sociedade contemporânea, alguém foi humano o suficiente e criou essa lei.

Alguns pais, principalmente os mais conservadores, diriam que esta lei rompe o poder, [sem vírgula] inserido à [a] ele, [sem vírgula] de educar seus próprios filhos sob sua própria visão de mundo. Mas o que acontece de verdade é uma simples lise de um alterego inconformado com a perda de direitos sobre a sua “propriedade”. Seria de caráter minimalista e simplório dizer que palmadas são meios de educar um ser humano. Há uma linha tênue entre correção e violência, que, eventualmente, se cruza, se funde e dela não é mais possível distinguir as duas.

É impossível controlar instintos bárbaros que transcendem a razão e partem rumo à realidade, e no caso da violência corporal, pode ser no mínimo, traumático. Somente o ser humano age contra os da sua própria espécie de forma premeditada, mas um adulto e uma criança são circunstancias [circunstâncias] desiguais. Como Alexandre Henry, [sem vírgula] cita em seu texto “O diálogo sempre deve vir primeiro”. E dizer que a vida será violenta para os filhos, dizer que nem sempre vai haver diálogos pacíficos é um modo retrógrado de pensar, e, radicalmente, alienar a visão de mundo que seu filho terá no futuro.

O pai que deseja a vetação dessa lei pode ter sofrido violência de seus pais, que podem ter sofrido dos seus, este é, portanto, um círculo vicioso, e se não parado, sem fim. Então é de necessidade geral acabar com essas violências, é um caso de sociedade como um todo, pois senão, tudo girará em torno dessa roda gigante.

Comentários do corretor


É notável sua percepção crítica acerca da problemática do tema e você soube mobilizar seu conhecimento de mundo para retratar a questão. No entanto, atente-se às regras de uso da vírgula para não prejudicar a construção de sentido de seu texto. No mais, faltou você mostrar fatos, dados, exemplos, realizar comparações e contraposições para dar força a sua argumentação.

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 2
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente