Até que ponto é válida a interferência do estado na educação dada pelos pais? - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 19/02/2012

Status:

Corrigida
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A [] pouco tempo foi imposta uma lei que proíbe os pais de educar os filhos com a força física, e gerou discurssões como até que ponto um pai pode chegar sem que haja realmente a violência física, ou se basta apenas puxar a cadeira da mesa e discutir com o filho sobre o determinado assunto proposto pelo pai , utilizando apenas o diálogo. O fato do estado interferir na educação de crianças e jovens pode fornecer aspectos bons como a diminuição de casos de violência na família, e deixar claro o direito desses e alertá-los para procurar ajuda caso o acontecimento seja de acordo com a lei, um crime.

A partir da mídia vemos casos de agressão à [a] menores, onde [ em que] o adulto tem total soberania sobre eles e por falta de conhecimento desses menores acabem aceitando a agressão pelo fato do agressor se tratar do pai, [sem vírgula]  ou mãe; é evidente que em casos assim a criança ou o adolescente desconhecendo uma forma de ajuda governamental ou não tendo um parente próximo a quem recorrer tenha na forma de lei, [sem vírgula] um asseguramento do seu bem-estar.

O estado interferindo na relação pai e filho, [sem vírgula] pode ser útil [vírgula] mais [mas] será que a falta daquela “tapinha” na criança quando pequena, [sem vírgula] iria deixar de impor respeito e obediência a um ser que ainda desconhece a diferença do certo e errado? Como deixar claro que não pode mexer na tomada, por exemplo, quando a maioria dos pais dá uma tapinha na mão da criança esperando que ela não faça mais aquilo, porque [por que] ela vai saber o que vai acontecer se mexer ali de novo? As vezes [Às vezes, ] a forma de mostrar o que está errado pelo ato físico não prejudica a criança, desde que não se torne nenhum espancamento.

Como saber se usando apenas o dialogo [diálogo] o menor não vá ter liberdade demais e passar a desrespeitar os princípios colocados pelos pais por não ter tido um castigo mais duro, e não for sujeito a ações mais precisas? Como em todas as coisas, esse caso está sujeito a uma simples solução: equilíbrio entre ambas as partes, nem ações bruscas dos pais na criança nem por parte do governo em cima dos pais para um melhor convívio na sociedade.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou a problemática do tema. No entanto, atente-se às regras de uso da vírgula a fim de não prejudicar a construção de sentido de sua produção. No mais, procure mobilizar fatos, dados, exemplos, fazer contraposições e comparações para dar força a sua argumentação e retirar seu texto do senso comum. Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente