Estado intrometido - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 18/02/2012

Status:

Corrigida
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Quem nunca, durante a infância, levou uma tapa ou cascudo por algo que fez ou falou? Poucas pessoas da nossa geração podem responder a essa pergunta negativamente, e muito menos, pessoas das gerações anteriores.

No passado, o castigo físico era parte de uma sólida e concreta formação educacional, tanto que, [sem vírgula]até nas escolas se usava a tão lembrada palmatória como instrumento de caráter educativo. O que está confundindo grande parte das pessoas e órgãos que apoiam essa lei é punição com agressão.

O estado ultrapassa limites consideráveis, [sem vírgula]ao praticamente invadir os lares brasileiros e impor como os pais devem ou não proceder com a educação dos seus filhos. Esquece-se que nosso país é formado por diversas culturas e religiões que influenciam no modo como essas crianças serão educadas dentro de suas casas. Privar os pais da autoridade é uma forma bruta e sem resposta para melhorar a educação no nosso país.

Traumas são causados por abusos sexuais, drogas, fome, violência e males decorrentes das sociedades modernas. Não se vê adultos dessa geração frustrados ou ressentidos emocionalmente e psicologicamente, [sem vírgula]por ter levado umas palmadas quando jovens. A conversa nem sempre resolve. Isso é fato. Os pais são responsáveis pelos filhos e cabe a eles educa-los [educá-los] .

O estado tem que abrir os olhos e direcioná-los para outros lugares bem mais importantes da sociedade. A falta de infraestrutura nas escolas, a crise na área da saúde, a corrupção e tantas outras estão sendo ignoradas e postas de lado. O estado tem que parar de se meter onde não é chamado.

Comentários do corretor


Você apresentou sua posição sobre o tema  proposto. Contudo, para validar seu posicionamento é necessário embasar seus argumentos em fatos, dados, exemplos, contraposições, comparações, retrospectivas históricas etc., a fim de enriquecer seu projeto de texto e melhor explorar as questões que envolvem o recorte temático.  Vá além do senso comum! No mais, atente-se às regras de uso da vírgula!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7


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