A intenção é prevenir e não interferir - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 17/02/2012

Status:

Corrigida
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A "Lei da palmada" tem levantado inumeras [inúmeras] polêmicas a respeito da famosa palmada e consequências, também, por que o Estado se ver no dever de interferir na educação dos pais?

As polêmicas em relação a [à] palmada aumenta e muito o volume das discussões. A palmada não deve ser vista com carater [caráter] pedagógico, pois ocorre a desmoralização de princípios ensinados. Uma palmada, [sem vírgula]não é acompanhada de reflexão, do entendimento que se fez algo errado; ao contrário, acaba mostrando que a violência é o meio mais curto e fácil de se resolver problemas. Eis que o que era para ser educador tem seu papel anulado. O que faz uma pessoa correta é a noção de certo ou errado que ela tem e não palmadas.

A lei que tramita no Plenário da Câmara, [sem vírgula] levanta grande discussão a respeito do dever do Estado interferir na educação dos pais. Segundo a relatora do projeto, a deputada, Tereza Surita [vírgula]a finalidade da lei é focar na prevenção por meio de campanhas educativas, propondo uma mudança cultural. De acordo com a lei [vírgula]pais que praticarem maus-tratos contra os filhos receberão advertência e acompanhamento de profissionais da área da assistência social, psicológica e psiquiatra. Não será todo pai que der uma palmada que irá receber tais serviços, mas casos que entram em hospitais com suspeita de agressão. O Ministério da Saúde aponta que a violência doméstica como a segunda causa que mais mata no Brasil. Contudo, o objetivo da lei é promover campanhas permanentes, conscientização.

Pesquisas mostram que crianças que foram vítimas de agressão também tornaram-se agressivas apresentando tendência a tornar-se depressiva ou envolver-se com drogas. Enfim [vírgula] a intenção não é interferir [vírgula] mas prevenir atos que podem se voltar para própria sociedade.

Comentários do corretor


Você apresentou seu ponto de vista sobre o tema proposto e soube apresentar ideias que corroboram com seu posicionamento. No entanto, para chegar à excelência total é necessário explorar as mais variadas possibilidades de ideias que o tema favorece através de uma linha argumentativa consistente e plausível. No mais, atente-se às regras de uso da vírgula para não prejudicar a construção de sentido de seu texto.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente