Uma palmada não dói. Só uma palmada. - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 17/02/2012

Status:

Corrigida
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Dar palmadas e castigos já foi o método mais cabível aos pais para ensinar seus filhos a não cometerem ou repetirem peripécias. Porém, uma nova lei - que proíbe castigos corporais contra a criança e o adolescente - entrou em vigor comprometendo o antigo método. É justo o Estado opinar na educação familiar que é a base da consciência de um indivíduo? Em partes, é.

De acordo com a lei, a correção dos filhos se daria através do diálogo tornando assim desnecessária a violência. No entanto, crianças e adolescentes necessitam de limites que o diálogo por si só não impõe. A palmada seria utilizada quando o diálogo não surtisse mais efeitos, ensinando-os obediência e respeito para com seus genitores. Os pais diante da nova lei, se viram sem métodos complementares eficazes, deixando seus filhos a mercê de seguirem ou não seus conselhos quando quiserem.

Aderir a ligeiras palmadas em últimos casos não é agredir, mas sim corrigir um erro que futuramente tende a piorar. A conversa também é essencial auxiliando-os, mas sozinha não firma na educação de determinados indivíduos.

É preciso, pois, haver limites impostos. A alternativa seria o Estado conscientizar os pais dosando as palmadas sem agressões e aos filhos, orientá-los quanto ao respeito para com os pais e aos próximos. Não se deve impor um método educativo para todas as famílias de nossa sociedade. Existem diferenças de indivíduos e estas devem ser respeitadas.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou a problemática do tema. No entanto, sua argumentação é contraditória, pois em sua introdução você defende a posição do Estado, mas o restante de sua produção argumenta contra a Lei. Afinal, o que você pensa sobre o tema? Seja claro e apresente uma posição definida sobre o recorte temático.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente