Dar palmadas e castigos já foi o método mais cabível aos pais para ensinar seus filhos a não cometerem ou repetirem peripécias. Porém, uma nova lei - que proíbe castigos corporais contra a criança e o adolescente - entrou em vigor comprometendo o antigo método. É justo o Estado opinar na educação familiar que é a base da consciência de um indivíduo? Em partes, é.
De acordo com a lei, a correção dos filhos se daria através do diálogo tornando assim desnecessária a violência. No entanto, crianças e adolescentes necessitam de limites que o diálogo por si só não impõe. A palmada seria utilizada quando o diálogo não surtisse mais efeitos, ensinando-os obediência e respeito para com seus genitores. Os pais diante da nova lei, se viram sem métodos complementares eficazes, deixando seus filhos a mercê de seguirem ou não seus conselhos quando quiserem.
Aderir a ligeiras palmadas em últimos casos não é agredir, mas sim corrigir um erro que futuramente tende a piorar. A conversa também é essencial auxiliando-os, mas sozinha não firma na educação de determinados indivíduos.
É preciso, pois, haver limites impostos. A alternativa seria o Estado conscientizar os pais dosando as palmadas sem agressões e aos filhos, orientá-los quanto ao respeito para com os pais e aos próximos. Não se deve impor um método educativo para todas as famílias de nossa sociedade. Existem diferenças de indivíduos e estas devem ser respeitadas.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou a problemática do tema. No entanto, sua argumentação é contraditória, pois em sua introdução você defende a posição do Estado, mas o restante de sua produção argumenta contra a Lei. Afinal, o que você pensa sobre o tema? Seja claro e apresente uma posição definida sobre o recorte temático.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |