Cicatrizes - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 16/02/2012

Status:

Corrigida
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É doloroso vermos crianças machucadas.  Pior ainda, [sem vírgula]é saber que essas foram feridas numa tentativa de seus pais de educarem seus filhos. Assim, marcas de “varadas” e hematomas, estão cada vez mais comuns em nosso dia-a-dia. Devemos compreender que tais crianças não foram educadas, mas sim, [sem vírgula]violentadas. Logo, é notável que algo precisa mudar e melhorar. Nesse sentido, porque [ por que] não aceitar a ajuda do estado? Afinal, não temos nada a perder.

Primeiramente, agressão, mesmo que uma palmada, é um tipo de violência e como tal, deve ser combatida. De fato, violência não traz benefício algum. Além do mais, crianças que são educadas desse modo, não tendem a aprender com o erro, mas sim tornarem-se pessoas agressivas. Assim, gerações vindouras só tendem ao regresso.

 Devido aos pais falharem ao indagar que a palmada serve como meio de educação, a interferência estatal é de suma importância. Em virtude disso, foi criada uma lei onde [ em que ] os pais não podem bater em seus filhos, afinal, com conversa e muita paciência, o filho acabará aprendendo. No entanto, resta saber se essa será mais uma lei que ficará somente no papel.

Muitos dirão que o Estado não deve intervir na educação fornecida pelos pais, uma vez que isso tiraria a autoridade dos mesmos. Embora seja razoável pensar dessa forma, essa é uma visão míope da situação, pois autoridade não deve ser conquistada a base de “surras” e da força, e sim do respeito. Evidência disso são as famílias cujas estruturas têm como base principal o respeito, possuem melhor relação com seus filhos.

É evidente, portanto, que educar a base da força física é equivocado e para tentar finalizar esse problema, a intervenção estatal é necessária. Contudo, seria muito mais simples se os pais se tornassem mais conscientes e substituíssem a palmada pela conversa. Afinal, é preferível marcar o corpo com tatuagens a marcá-lo com cicatrizes de uma infância sofrida.

Comentários do corretor


Você apresentou seu posicionamento acerca do tema proposto. No entanto, para validar seu posicionamento é necessário ir além do senso comum. Para isso, desenvolva uma argumentação embasada em fatos, exemplificações, análises, comparações, contraposições etc., para enriquecer seu projeto de texto. Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


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