Recife, 15 de fevereiro de 2012 Para: Câmara dos deputados
O congresso aprovou recentemente, [sem vírgula] a lei que pune os pais [vírgula] caso cometam qualquer agressão física aos filhos. A discussão sobre o assunto divide muito as opiniões em relação à educação das crianças. Os pais que são contra a lei, defendem a tese que, [vírgula] punições e castigos são a maneira correta de ensinar. No entanto, é importante ressaltar que, [sem vírgula]a violência física não só tem efeito físico, mais incide psicologicamente na pessoa agredida.
É inevitável não pensar no duplo sofrimento de crianças agredidas pelos pais; primeiro o constrangimento e depois a lembrança dos castigos. Sem dúvida, este tipo de atitude só gera mais revolta no agredido. Acredito que a maneira mais correta de educar é respeitando, sendo amigo, mostrando de maneira correta a ética, a moral tornando os filhos cidadãos para que os mesmos possam passar isto de geração a geração. Porque preservar a integridade física de uma criança, é um direito fundamental.
Conto sinceramente com todos os deputados da câmara, para que, [sem vírgula]continuem defendendo os direitos de crianças e adolescentes, pois estes são o futuro de nossa nação. Assim como eu, tenho certeza que muitos outros brasileiros são contra a violência infantil. Agradeço o apoio de todos que lutaram em favor de um bem maior: Nossas crianças, tornando desta maneira nosso pais mais justo e humanitário. Conto com os senhores para que a luta continue, [sem vírgula]a favor dos direitos da criança!
Respeitosamente,
Jéssica Lima.
Comentários do corretor
Se pretende mobilizar seu interlocutor a aderir sua posição em relação ao tema é necessário tecer uma argumentação que vá além do senso comum. Dessa forma, melhor trabalho com os recursos argumentativos ( fato, exemplos, citações, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer seu projeto de texto e comprovar sua tese. No mais, atente-se às marcas interlocutivas da carta: local, data e vocativo.
Não assine sua redação, a grande maioria dos vestibulares anulam redações assinadas.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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