Educação e limites: A solução pode estar em método ideal e esquecido - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 15/02/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil, foi aprovada recentemente uma nova lei que proíbe castigos físicos em crianças e adolescentes. Tal legislação dividiu opiniões e levou a população a discutir a respeito de qual seria a maneira ideal a ser usada pelos pais a fim de educar e impor limites aos filhos.

Agressões a crianças e adolescentes fazem parte do método educacional do brasileiro para com seus filhos e por isso a Lei da Palmada, como ficou conhecida, vem causando debates nos quais, constantemente, são apontados prós e contras à questão em todo o país.

Ao analisarmos o objetivo da aprovação do código, devemos considerar, não apenas supostos traumas causados pelas dores físicas sofridas, mas também o impacto gerado ao cérebro em desenvolvimento, em período de incontáveis descobertas de uma criança, por um gesto violento praticado pelo adulto que, para o menor, é uma referência do que é correto.

A Lei da Palmada seria de fundamental importância para que o ser humano viesse a aderir a um método esquecido, ignorado e que, sem dúvidas, é a maneira ideal de se transmitir educação: O diálogo. A criança, assim como todo ser humano, erra, no entanto, ela carrega em si a necessidade de entender o porquê da insatisfação do adulto para com sua atitude, já que, muitas vezes, sob sua visão, tal ação não parece ser algo prejudicial ou mesmo ruim.

É importante que o país, além de legislar códigos, se comprometa com o cumprimento dos mesmos, e, para começar, é de fundamental importância que toda a população seja conscientizada. Somente a partir do momento em que a sociedade aderir às leis, consciente do valor das mesmas, tais códigos serão, enfim, mais que papéis com soluções perfeitas armazenados nas gavetas.

Quando leis e população, finalmente, passarem a caminhar lado a lado, teremos então a dignidade de cantar o Hino Nacional do Brasil com vontade e orgulho de quem integra uma nação que caminha com a justiça, e seremos, por fim, um povo com capacidade e maturidade suficiente para, democraticamente, governar um país que marche, dia após dia, rumo a um lugar de destaque no pódio do desenvolvimento.

Comentários do corretor


Você desenvolveu um projeto de texto claro e preciso que soube abordar a problemática do tema e defende sua argumentação. No entanto, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, fatos, exemplos, contraposições, comparações, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção e melhor explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece.

Sucesso!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 2
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente