Educar os filhos não é uma tarefa fácil, pelo contrário, é algo bastante delicado que exige dos pais paciência e tempo. O governo brasileiro apresentou um projeto de lei em 2011 contra a palmada, seu objetivo é coibir a prática de castigos corporais em crianças e adolescentes. Atualmente trinta países, como por exemplo, a Suécia, possuem leis que proíbem pais de bater em seus filhos.
Segundo o dicionário Aurélio, agressão é ataque violento e intempestivo; insulto. Muitos acreditam que uma palmada, um chacoalhão ou puxão de orelha é uma agressão, e que pode gerar trauma e influenciar o comportamento na fase adulta. Porém, outros contrariam este pensamento dizendo que apanharam durante a infância e que hoje são pessoas decentes e educadas.
É normal uma criança desobedecer e desafiar as regras, essa é uma fase do desenvolvimento infantil de conhecer o mundo e de testar até que ponto podem ir. A violência não é a melhor saída, educar é se dedicar, ser persistente e impor limites. Portanto, há outras medidas que podem ser tomadas para repreender o comportamento inadequado dos filhos, como o diálogo e o castigo, que tem como objetivo mostrar o que eles fizeram de errado e quais serão as consequências.
Para os que querem realmente cumprir a tarefa como educadores de seus filhos há alternativas de correção sem precisar fazer uso da força. Além de medidas como o diálogo e a perda de privilégio, os pais precisam ser exemplo para seus filhos, e isto é considerado a melhor forma de educar. Contudo, leis como essa devem ser criadas para interferir nas atitudes de pais que abusam de suas autoridades, e para conscientizar que o respeito, o carinho e a disciplina sejam prioridades em meio familiar.
Comentários do corretor
Você soube desenvolver um projeto de texto claro que apresentou seu ponto de vista sobre o tema. Além disso, você soube mobilizar seu conhecimento de mundo para tecer sua argumentação. Parabéns! No entanto, para chegar à excelência total, é necessário ir além das ideias expostas na coletânea, explorar as mais variadas ideias que o tema favorece, mobilizar diferentes vozes e trabalhar com os recursos argumentativos para enriquecer sua produção.
No mais,
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 2 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 2 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 2 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 2 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
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