EDUCAÇÃO: UMA ESCOLHA DOS PAIS - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 14/02/2012

Status:

Corrigida
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A maioria dos pais, na tentativa de ensinar seus filhos o que é certo e errado, usam castigos, palmadas e beliscões. Essa era uma pratica [prática] considerada normal ate [até] a aprovação de um projeto de lei conhecido popularmente como a “Lei da Palmada”, que proíbe o uso de castigos físicos em crianças e adolescentes. Uma lei que decide como os pais devem criar os filhos, será que esse é o caminho?

Algumas crianças possuem um temperamento difícil e [vírgulaas [às] vezes [vírgula] uma palmada pode faze-la [fazê-la] entender que seus atos tem conseqüências, pois nem sempre elas compreendem isso com uma conversa. Proibir os pais de darem palmadas, as [às] vezes necessárias, é tirar destes educadores o direito de escolha do que pode ou não ser feito para transformar seu filho em um adulto responsável.

Quando os pais são muito agressivos, geralmente estão sofrendo transtornos psicológicos ou estão envolvidos em problemas como alcoolismo e drogas, e não deixarão de maltratar os filhos porque existe uma lei que os proíbe de fazer isso. Sendo assim, o dever do estado é intervir, [vírgula] para que essas crianças sejam afastadas de seus agressores e estes sejam devidamente punidos.

A criação de uma nova lei é desnecessária quando já existe no Estatuto da Criança e do Adolescente, uma legislação que defende os menores de idade de agressão física, seja ela praticada por pai ou não. O que falta não são novas leis e sim condições para que o Poder Judiciário possa apurar e resolver os casos, que estão a cada dia mais frequentes.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema proposto e evidenciou seu ponto de vista de forma clara. Contundo, para validar sua posição é necessário melhor trabalhar com os recursos argumentativos ( fatos, dados, exemplos, contraposições, comparações, retrospectivas históricas etc.) que retire seu texto do senso comum e melhor explore as possibilidades de ideias que o tema favorece.

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


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0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente