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Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 13/02/2012

Status:

Corrigida
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Punir atos de violência contra qualquer pessoa é válido e justo. Criar uma lei que limita as ações dos genitores na educação dos filhos é constrangedor e contrário à moral.

Nos últimos meses, foram publicadas inúmeras reportagens sobre a lei da palmada, o que causou indignação na maioria das pessoas. Entre elas, líderes religiosos, professores, mas principalmente nos [os] pais, uma vez que a nova lei de autoria da deputada Teresa Surita, caracteriza como violência, passível de punição, um tapinha na mão ou um puxão de orelha dado pelos pais, [sem vírgula] nos filhos como correção.

O estado [Estado] não possui mérito para determinar como uma criança deve ser educada por seus pais, pois a família é cosntituida [constituída] naturalemnte [naturalmente] por sentimentos e regida por valores que lhes são intrínsecos. Logo, os pais têm o direito de aplicar a correção que julgar necessária aos filhos e de educá-los segundo esses valores.

Alguns dicionários definem como violência qualquer ação que cause dano físico ou psicológico à outra pessoa ou objeto. Até então não há estudos científicos que provem que uma pessoa que levou um tapa na mão quando criança, ou um puxão de orelha, tenha chegado à fase adulta com problemas físicos ou psicológicos. Portanto [vírgula] a referida lei não possui embasamento que justifique sua imposição.

Sendo assim, fica evidente a falta de bom senso e o despreparo dos deputados que aprovaram a lei da palmada. Punir os atos de violência é dever do estado. Interpretar como violência uma palmada é ferir a moral, a autoridade e a dignidade dos pais. É fragilizar a instituição familiar que é a base da sociedade, sendo que uma família não é criada por leis estatais, mas pelo instinto e vocação natural do ser humano ao querer constituí-la.

Comentários do corretor


Você apresentou seu posionamento sobre o tema proposto. Contudo, para dar mais força à sua argumentação procure melhor trabalhar com os recursos argumentativos ( citação, ironia, fatos, exemplos, comparaçõs, contraposições etc). Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
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