Uma palmada é o limite - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 12/02/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Todos nós, na infância, levamos palmadas. Os motivos são diversos: birras, travessuras, chantagens, falta de educação, entre outros. A primeira atitude que um pai ou mãe toma quando vê seu filho aprontando é lhe dar um puxão de orelha, uma surra, uns tapinhas na bunda, dependendo que [de] cada pai e cada situação, para que a criança "aprenda" a não fazer coisas erradas, assim, [sem vírgula]ela irá pensar antes de fazer algo desagradável, porque a consequência será dolorosa.

Desde os primórdios da humanidade, dar uma surra sempre foi sinônimo de provocar medo, de dar uma "lição", porém, com a capacidade de reflexão humana, cada vez mais evoluída, esse método de "aprendizagem" foi sendo substituído pelo diálogo pacífico a fim de resolver problemas. Porém, há pessoas que ainda acham que a violência é a melhor solução, ainda mais em crianças indefesas.

O governo tentando ajudar, criou a Lei da Palmada, [sem vírgula] que diz: " O direito da criança e do adolescente a não serem submetidos a qualque forma de punição corporal, mediante a adoção de castigos moderados ou imoderados, sob a alegação de quaisquer propósitos, ainda que pedagógicos, e dá outras providências".

Em outras palavras, não será permitido dar um puxão de orelha em um filho. Por exemplo: agora não será permitido uma mãe dar uma "lição" no filho briguento, birrento e violento, aplicando-lhe uns tapas ou coisa parecida, sendo que a criança está fazendo coisas totalmente erradas por gosto e prazer.

O governo não conhece todas as crianças e as situações, portanto [vírgula] é claro que [vírgula] às vezes [vírgula]elas precisam de um tapinha ou de um puxão de orelha, pois isto não lhes fará mal, e sim irá muitas vezes fazê-las baixar a bola e a mãe irá impor respeito diante de seu filho. Dar surras com fortes, com chicotes, deixar a criança roxa e sangrando é outra história. Dar um tapa é impor limite, da dez é ultrapassá-lo e se um pai não educa um filho, este será, no futuro, sem limites.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou a problemática do tema. No entanto, sua argumentação é falha, no sentido de não evidenciar de forma precisa sua posição sobre o tema. No primeiro parágrafo, você apresenta ideias em favor da palmada, no segundo você já se posiciona contra e por aí vai. Dessa forma, é preciso melhor selecionar ideias e argumentos que corroborem com seu ponto de vista sobre o tema e não deixem sua linha argumentativa soar contraditória.

Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente