Todos nós, na infância, levamos palmadas. Os motivos são diversos: birras, travessuras, chantagens, falta de educação, entre outros. A primeira atitude que um pai ou mãe toma quando vê seu filho aprontando é lhe dar um puxão de orelha, uma surra, uns tapinhas na bunda, dependendo que [de] cada pai e cada situação, para que a criança "aprenda" a não fazer coisas erradas, assim, [sem vírgula]ela irá pensar antes de fazer algo desagradável, porque a consequência será dolorosa.
Desde os primórdios da humanidade, dar uma surra sempre foi sinônimo de provocar medo, de dar uma "lição", porém, com a capacidade de reflexão humana, cada vez mais evoluída, esse método de "aprendizagem" foi sendo substituído pelo diálogo pacífico a fim de resolver problemas. Porém, há pessoas que ainda acham que a violência é a melhor solução, ainda mais em crianças indefesas.
O governo tentando ajudar, criou a Lei da Palmada, [sem vírgula] que diz: " O direito da criança e do adolescente a não serem submetidos a qualque forma de punição corporal, mediante a adoção de castigos moderados ou imoderados, sob a alegação de quaisquer propósitos, ainda que pedagógicos, e dá outras providências".
Em outras palavras, não será permitido dar um puxão de orelha em um filho. Por exemplo: agora não será permitido uma mãe dar uma "lição" no filho briguento, birrento e violento, aplicando-lhe uns tapas ou coisa parecida, sendo que a criança está fazendo coisas totalmente erradas por gosto e prazer.
O governo não conhece todas as crianças e as situações, portanto [vírgula] é claro que [vírgula] às vezes [vírgula]elas precisam de um tapinha ou de um puxão de orelha, pois isto não lhes fará mal, e sim irá muitas vezes fazê-las baixar a bola e a mãe irá impor respeito diante de seu filho. Dar surras com fortes, com chicotes, deixar a criança roxa e sangrando é outra história. Dar um tapa é impor limite, da dez é ultrapassá-lo e se um pai não educa um filho, este será, no futuro, sem limites.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou a problemática do tema. No entanto, sua argumentação é falha, no sentido de não evidenciar de forma precisa sua posição sobre o tema. No primeiro parágrafo, você apresenta ideias em favor da palmada, no segundo você já se posiciona contra e por aí vai. Dessa forma, é preciso melhor selecionar ideias e argumentos que corroborem com seu ponto de vista sobre o tema e não deixem sua linha argumentativa soar contraditória.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |