O estado aprovou nos últimos meses a lei que proíbe qualquer castigo físico na educação das crianças. O governo alega que os pais não têm meios de mensurar a força que aplicam em seus filhos, muitas vezes deixando-se levar pela raiva e exageram na "palmadinha".
É verdade que todos nós conhecemos pelo menos um caso de agressão ao menor, mas a atitude adotada pelo estado pode estar em parte equivocada. A melhor solução para acabar com um problema nem sempre é proibindo qualquer ato semelhante ao crime. No caso da agressão física [vírgula] seria correto proibir [vírgula] constranger, marcar, ou traumatizar a criança, sempre explicando o motivo da palmada.
Existem crianças que com advertências respeitam seus pais, mas é ingênuo pensar que todas farão o mesmo. Se a criança insiste em desobedecer, uma palmada ensina a hierarquia quando o castigo não funciona mais. Precisamos ver as crianças como pequenos adultos inexperientes, elas são inteligentes e aprendem rapidamente como persuadir os pais.
A palmada correta, aquela que ensina o respeito, deve ser dada em casos extremos permitindo que a criança conheça as consequências de seus erros e criando, assim, maior confiança nos pais.
Comentários do corretor
Você desenvolveu um projeto de texto claro que apresentou seu ponto de vista sobre o tema. No entanto, não houve nada além do esperado. Dessa forma, amplie suas ideias para melhor explorar as questões que envolvem o tema e procure melhor trabalha com os recursos argumentativos ( fatos, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção e comprovar sua tese.
Você tem certeza que o que você quis dizer foi que é correto MARCAR OU TRAUMATIZAR uma criança?
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 2 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |