A [Há] bilhões de anos atrás, Pitágoras já dizia: “Eduquem as crianças hoje e não será preciso castigar os homens amanhã”. A lei da palmada permite ao Estado usurpar o poder pátrio daqueles que derem uma simples “palmadinha” nos filhos. Diante da grande polêmica que envolve essa lei é preciso que todos tenham respeito incondicional aos direitos da criança e do adolescente.
Hoje dificilmente encontraremos alguém que nunca levou uma palmada educativa. Pessoas decentes vieram de famílias que não economizava [economizavam] o chinelo. E se procuramos aqueles de quem a conduta é duvidosa, a grande maioria é fruto da impunidade. Não defendemos o uso indiscriminado da violência, o que devemos defender é o direito dos pais educarem seus filhos, para os casos excessos existem leis para agressão e lesão corporal.
Certamente alguém já passou por uma criança que usou como argumento a lei da palmada para fazer suas traquinagens. E assim chegamos ao ponto do Estado interferir no seio familiar, os pais ficam desmoralizados diante de tal situação dentro do seu próprio domínio. A intenção de coibir os abusos é excelente, porém, o texto da lei é muito abrangente o que poderá a tornar desastrosa.
O diálogo é sempre a melhor solução. Entretanto, existem casos que só a palmada resolve. O estado não deve interferir no berço familiar, por que [porque] no processo educacional “o tapinha” se torna indispensável.
Comentários do corretor
É notável sua posição clara em relação à problemática do tema. No entanto, faltou mobilizar diferentes vozes, fatos, exemplos, realizar comparações e contraposições para dar mais força a sua argumentação. Vá além do esperado e explore as possibilidades que o tema favorece para chegar à excelência.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |