Reeducando pais e filhos - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 08/02/2012

Status:

Corrigida
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O projeto da chamada "Lei da Palmada" acaba de ser aprovado na câmara de deputados e já causa divergências. A lei prevê que os pais que castigam seus filhos com agressões físicas sejam punidos pelo governo, mas até que ponto está lei pode intervir no seu dia-a-dia?

Em muitos casos [vírgula]  crianças e adolescentes são tratados de forma desumana e cruel pelos próprios pais, mas em outros [vírgula]  uma leve palmada acaba servindo para orientar a criança. Então como julgar e diferenciar cada caso?

Muitos pais têm no filho o sentimento de pose [posse], o que leva o responsável pela criança a descontar sua raiva momentânea sem pensar nas consequências. É preciso que o pai ou a mãe que agride seu filho de forma cotidiana e exagerada leve uma punição diferente daquele que acabou de dar um puxão de orelha pela birra da criança.

De qualquer forma, a violência física nunca é uma real solução, mas não se pode negar que em alguns casos ela ajuda. A interferência do governo deve ser feita de forma cautelosa nos casos mais abusivos, o que não se pode fazer é generalizar alguns tapas para uma nacional surra.

É justo e necessário que o Estado contribua para a reflexão e conscientização dos pais sobre a educação de seus filhos, entretanto [vírgula]  as realidades e acontecimentos do dia-a-dia devem ser discutidos e resolvidos por eles, sem ultrapassar os limites das agreções [agressões] .
É [vírgula]  portanto [vírgula]  cabível que a lei entre em vigor para a punição daqueles que abusam do seu poder de pai, porem [porém] aquele que se utiliza como ultima [última] opção de alguns tapas, não deve ser tratado como bandido perante a lei.

Comentários do corretor


Você apresentou suas ideas, no entanto, você não conseguiu apresentar uma linha argumentativa consistente para defender sua posição. Procure ser objetivo e pontual ao apresentar as questões que envolvem o tema. Explore os recursos argumentativos ( citação, ironia, exemplificações, comparações, fatos, retrospectivas históricas etc.) a fim de enriquecer seu projeto de texto.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 5


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