O projeto da chamada "Lei da Palmada" acaba de ser aprovado na câmara de deputados e já causa divergências. A lei prevê que os pais que castigam seus filhos com agressões físicas sejam punidos pelo governo, mas até que ponto está lei pode intervir no seu dia-a-dia?
Em muitos casos [vírgula] crianças e adolescentes são tratados de forma desumana e cruel pelos próprios pais, mas em outros [vírgula] uma leve palmada acaba servindo para orientar a criança. Então como julgar e diferenciar cada caso?
Muitos pais têm no filho o sentimento de pose [posse], o que leva o responsável pela criança a descontar sua raiva momentânea sem pensar nas consequências. É preciso que o pai ou a mãe que agride seu filho de forma cotidiana e exagerada leve uma punição diferente daquele que acabou de dar um puxão de orelha pela birra da criança.
De qualquer forma, a violência física nunca é uma real solução, mas não se pode negar que em alguns casos ela ajuda. A interferência do governo deve ser feita de forma cautelosa nos casos mais abusivos, o que não se pode fazer é generalizar alguns tapas para uma nacional surra.
É justo e necessário que o Estado contribua para a reflexão e conscientização dos pais sobre a educação de seus filhos, entretanto [vírgula] as realidades e acontecimentos do dia-a-dia devem ser discutidos e resolvidos por eles, sem ultrapassar os limites das agreções [agressões] .
É [vírgula] portanto [vírgula] cabível que a lei entre em vigor para a punição daqueles que abusam do seu poder de pai, porem [porém] aquele que se utiliza como ultima [última] opção de alguns tapas, não deve ser tratado como bandido perante a lei.
Comentários do corretor
Você apresentou suas ideas, no entanto, você não conseguiu apresentar uma linha argumentativa consistente para defender sua posição. Procure ser objetivo e pontual ao apresentar as questões que envolvem o tema. Explore os recursos argumentativos ( citação, ironia, exemplificações, comparações, fatos, retrospectivas históricas etc.) a fim de enriquecer seu projeto de texto.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 5 |
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