Palmadas, puxões de orelha, beliscões e qualquer outro tipo de agressão física contra crianças e adolescentes, seja pelos pais ou responsáveis, tornou-se um crime através de uma lei aprovada recentemente.
O debate acerca da Lei da Palmada (que busca, por sua vez, melhor convívio familiar) causa muita polêmica, pois ainda que aceita, permanece alvo de críticas por quem utiliza a palmada como forma de punição. Lamentavelmente, isso é uma questão cultural oriunda de origens históricas no Brasil, sendo difícil adaptar-se à essa forma mais saudável de educar.
A agressão fere a conduta da vítima, sujeitando-se a ter maiores riscos diante de um trauma futuramente. É necessário direcionar a atenção pra qualquer comportamento que não seja habitual, pois dessa forma facilita a constatação de algum tipo de violência em que a pessoa ludibriada possa estar sendo submetida.
Punição só é útil onde há limites. Ao ultrapassar disso, passa a ser abuso e abuso é crime. Os pais que agem assim, devem extinguir esse método de impor limite aos filhos. As crianças não aprendem obrigatoriamente ao uso de violência, pelo contrário, tornam-se adultos mais compreensíveis e consequentemente, menos agressivos.
Comentários do corretor
Você soube desenvolver um projeto de texto claro e bem organizado. Contudo, não houve uma argumentação plausível que abrisse espaço para ricas análises e reflexões em torno do tema. Melhor explore os recursos argumentativos ( citação, irionia, exemplificação, comparações, contraposições, fatos, retrospectivas históricas etc) para enriquecer seu projeto de texto.
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 2 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |