Educação x Punição: Sabendo lidar com atitudes. - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 07/02/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Palmadas, puxões de orelha, beliscões e qualquer outro tipo de agressão física contra crianças e adolescentes, seja pelos pais ou responsáveis, tornou-se um crime através de uma lei aprovada recentemente.

O debate acerca da Lei da Palmada (que busca, por sua vez, melhor convívio familiar) causa muita polêmica, pois ainda que aceita, permanece alvo de críticas por quem utiliza a palmada como forma de punição. Lamentavelmente, isso é uma questão cultural oriunda de origens históricas no Brasil, sendo difícil adaptar-se à essa forma mais saudável de educar.

A agressão fere a conduta da vítima, sujeitando-se a ter maiores riscos diante de um trauma futuramente. É necessário direcionar a atenção pra qualquer comportamento que não seja habitual, pois dessa forma facilita a constatação de algum tipo de violência em que a pessoa ludibriada possa estar sendo submetida.

Punição só é útil onde há limites. Ao ultrapassar disso, passa a ser abuso e abuso é crime. Os pais que agem assim, devem extinguir esse método de impor limite aos filhos. As crianças não aprendem obrigatoriamente ao uso de violência, pelo contrário, tornam-se adultos mais compreensíveis e consequentemente, menos agressivos.

Comentários do corretor


Você soube desenvolver um projeto de texto claro e bem organizado. Contudo, não houve uma argumentação plausível que abrisse espaço para ricas análises e reflexões em torno do tema. Melhor explore os recursos argumentativos ( citação, irionia, exemplificação, comparações, contraposições, fatos, retrospectivas históricas etc) para enriquecer seu projeto de texto.

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 2
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente