O Papel do Estado na Educação - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 07/02/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Sabe-se que saúde, educação e segurança são direitos do cidadão e dever do Estado. No que tange educação [ tange à educação] é muito questionada a forma que os pais podem, ou devem, educar seus filhos e como o Estado vai interferir nisso. Uma proposta de lei foi aprovada pelo congresso no final de 2011 e recebeu o nome de “Lei da Palmada”.

Os contrários a nova lei, ou seja, aqueles que defendem castigos físicos ou psicológicos como forma de educar, argumentam que esta retira a autoridade sobre os filhos podendo gerar adultos sem limites. Sentem se [Sentem-se] coibidos de fazer o que querem em suas famílias. Isso é um valor para alguns que nem sempre tem [têm] lucidez suficiente para discernir entre o bom e o mau e que optam pelo mais rápido e fácil. Bater leva alguns instantes, dialogar pode levar horas.

Os favoráveis acreditam que existam outras formas de impor limites [vírgula] sem necessariamente ferir física ou moralmente e muito mais eficazes [ e que são muito mais eficazes] . Muita conversa e castigos do tipo privar os filhos de fazer [fazerem] o que gostam ou de ganhar um presente que tanto desejam. Além disso, a agressão dá um mau exemplo podendo gerar um adulto que crê em violência como forma de resolver os problemas.
Recentemente [vírgula] uma campanha publicitária do governo brasileiro foi vinculada na mídia sobre o crack [vírgula] onde [em que] é pedido aos pais que conversem com seus filhos sobre o assunto. Há algum tempo atrás [vírgula] Xuxa participou de outra onde [em que] dizia “Não bata, eduque...”. Educar requer paciência, atenção, capacidade de argumentar, de aprender, de se expor... Coisas que nem todo mundo está disposto ou tem capacidade de fazer.

Esta medida tornou-se necessária, pois não há crime sem lei que antes o defina, ou seja, como punir os que abusam dos castigos sem determinar claramente os abusos. A discussão é extremamente válida e precisa de divulgação principalmente por campanhas publicitárias educativas.

Comentários do corretor


Você apresentou ideias que corroboraram com seu ponto de vista acerca da problemática do tema. No entanto, lembre-se que clareza e precisão são fundamentais para efetivar a construção de sentido, portanto, atente-se às regras de uso da vírgula e cuidado com períodos longos. No mais, para chegar à excelência, é preciso apresentar análises e reflexões que levem à exploração das variadas possibilidade de ideias que o tema favorece.

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente