Agressão física causa danos irreparáveis - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 06/02/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em Dezembro de 2011 [vírgula]  a câmara dos deputados aprovou a Lei da Palmada, como é conhecida popularmente, o projeto de lei proíbe o uso de castigos corporais contra crianças e adolescentes. Grande parte das pessoas encara o gesto de bater em seus filhos com muita naturalidade, termos como “isto é falta de apanhar”, se referindo a uma criança ou adolescente desobediente, são muito comum [comuns] em nosso cotidiano.

Em alguns países como Áustria e Dinamarca [vírgula] as agressões físicas já são proibidas, e em outros países como Itália e Israel estão criando leis que proíbam os pais de bater em seus filhos. Diversos relatos de padres no início da colonização do Brasil revelam que os índios que viviam aqui naquela época não usavam a agressão física em qualquer de suas formas para educar seus filhos, as agressões só começaram a ocorrer quando jesuítas introduziram o castigo físico como forma de educar as crianças brasileiras.

Antes de levar a votação seu projeto de lei [Antes desse projeto de lei ir à votação] , a deputada responsável teve que fazer algumas mudanças no texto original, pois, a bancada evangélica defendeu a idéia de que o termo “castigo Corporal” deveria ser substituído por “agressão física” para não “diminuir” a autoridade dos pais em relação à forma de educar seus filhos, mas por motivos de críticas a expressão definida foi “ castigo físico”. Segundo o código penal e o estatuto, a agressão a [à] criança e ao adulto já são proibidos por lei, portanto a expressão “agressão física” não mudaria o que já existe em lei.

Nenhuma forma de agressão é lícita, pois causa danos corporais, morais e psicológicos á [a] um ser humano, a criança pode ter sua auto estima [auto-estima] comprometida, pois passa a se enxergar como alguém sem valor, além disso, a violência perde seu efeito em longo prazo, a criança teme menos a agressão e os pais perdem o controle quando usam mais violência para tentar combater mais e mais a falta de respeito por parte dos filhos.

A lei da palmada, que demonstra certa interferência do estado no processo de educação que os pais dão a seus filhos, têm [tem] como objetivo orientar, mas os pais que usam excessivamente a violência irão encontrar outras formas de agredir a criança que não seja o castigo físico e isso pode comprometer a qualidade de vida da criança até a sua formação adulta, deve haver uma maior conscientização e a preocupação do estado em oferecer aos pais orientação pedagógica de como educar seus filhos.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto se desenvolveu de forma clara e soube abordar o tema. No entanto, não houve uma abordagem que fosse além do esperado em relação ao recorte temático, no sentido de que você não conseguiu estabelecer uma argumentação efetiva que levasse seu texto a extrapolar as ideias da coletânea. Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente