Educação sem influência - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 05/02/2012

Status:

Corrigida
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Os pais são os responsáveis pela educação de seus filhos, e é esta educação que definirá o perfil que essas crianças terão no futuro. O modo como cada um educa seu filho é pessoal,sendo inviável a interferência do estado para reprimir as palmadas, beliscões, puxões de orelha, ou qualquer outro tipo de punição.

A lei, que prevê punição para os pais que agredirem seus filhos, invade o espaço da família, e tira o direito da educação de seus filhos. O ato de bater em uma criança não a traumatiza, mas educa para que o fato não se repita. É preferível a educação doméstica a [ à ] educação dada por outros, de modo muito mais violento.

Isso não significa que uma criança só aprende se ela apanhar. O diálogo também funciona, mas não é sempre. Quando uma criança não obedece ao pai ou à mãe, também não dará ouvido para eles quando chamada para um diálogo.

Desse modo, bater em uma criança não seria crime, uma vez que os pais estão apenas buscando outros meios de educar seus filhos. Eles devem ser livres para aplicar a educação necessária, de modo que as crianças cresçam e se tornem adultos capazes de identificar o que é bom e o que é ruim, sem a intervenção de outros.

Comentários do corretor


Você apresentou um projeto de texto claro que evidenciou sua tese sobre o tema. No entanto, a falta de trabalho com os recursos argumentativos ( fatos, dados, comparações, contraposições etc.) deixou sua posição sobre o tema completamente refutável, já que a intervenção do estado na educação dos pais com a Lei da Palmada se dá pela justificativa de combater a violência infantil. O que você poderia ter feito era apresentar uma argumentação plausível para desvalidar essa ideia e assim efetivar sua opinião.

No mais, atente-se à regência do verbo preferir ( segundo parágrafo). Quem prefere "prefere algo a alguma coisa".

Ex: João prefiria suco de laranja a  suco de limão.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente