Com o objetivo de acabar com a violência dos pais em relação aos filhos, houve a propositura de um projeto de lei que proíbe castigos físicos no processo educacional da criança. Porém, essa proibição pode ocasionar diversos problemas, já que, em algumas situações, apenas o diálogo não é suficiente.
Há situações simples e que se resolvem somente com uma conversa, como ensinar a pedir algo utilizando “por favor” ou dizer “com licença” ao solicitar passagem. Por outro lado, em algumas situações excepcionais é necessário demonstrar autoridade. Por exemplo, é importante agir com moderável força para deixar evidente a gravidade do problema quando se fala em roubo.
No caso descrito acima, o uso única [único] e exclusivamente do diálogo poderia causar perca de autoridade, tornando a criança acomodada, tranquila, sem medo da reação dos pais em situações posteriores, com gravidade equivalente ou não. Diante disso, a probabilidade de reincidência seria maior.
Não se pretende defender a violência e a crueldade, mas apenas demonstrar que a radicalização é prejudicial. É importante separar aquilo que é considerado violência – logo, passível de punição – daquilo que é necessário para a transmissão de uma educação adequada aos filhos.
Diante do exposto, conclui-se que a intervenção estatal na educação transmitida dos pais aos filhos deve se direcionar exclusivamente para a violência propriamente dita, pois radicalizar o problema pode contribuir para a formação de indivíduos despreparados e tendenciosos a atitudes errôneas.
Comentários do corretor
É notável sua posição crítica acerca do tema proposto. Por isso, você poderia ter melhor explorado as possibilidades do tema, indo além do esperado e do superficial. Trabalhe os recursos argumentativos e vá além do senso comum para chegar à excelência.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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