Imposição de limites na educação dada pelos pais? Triste Brasil! Tantos problemas, tantas irregularidades, leis vazias e falta de fiscalização e o governo insiste em invadir uma das únicas coisas que podemos nos considerar livres: A educação dos filhos.
Em um país como o Brasil, onde falta fiscalização, onde leis são rapidamente esquecidas, fica difícil interferir numa coisa tão subjetiva quanto à educação. A lei da palmada, que foi aprovada recentemente pela Câmara dos Deputados, impede qualquer castigo físico dado pelos pais aos filhos.
Educar um filho, [sem vírgula] não vem com manual de instruções e não é fácil ter paciência a todo tempo. Cada família tem um jeito particular de educar e isto não deveria ser interferido. Um dialogo [diálogo] , muitas vezes [vírgula] não funciona e recorrer a palmada aparece como uma das melhores soluções. Mas também os pais devem diferenciar palmada de espancamento, aquela aliada a intenção de impor limites se torna válida, já esta não pode ser aceita em hipótese alguma.
A cada dia vemos mais crianças e jovens rebeldes, violentos, sem respeito aos pais, e estes muitas vezes não foram punidas [punidos] com palmadas. Muitos deles mimados, sem a imposição dos pais, acabam se tornando reis do seu próprio mundo recusando criticas [críticas] .
A única coisa em que não se foi pensado, [sem vírgula] foi na dificuldade que estes pais terão em educar seus filhos, com a ameaça constante dos mesmos, [sem vírgula] em denunciá-los caso a palmada venha a ser uma opção. Os pais serão repreendidos pelos filhos e pelo governo, e esse “ciclo” de repreensões nunca findará. Em um mundo aonde a educação não vem de casa, de onde virá? Antes ser repreendido pelos pais do que, mais tarde, vir a ser repreendido pela vida.
Comentários do corretor
É perceptível sua posição crítica acerca da problemática do tema. Contudo, a fim de enriquecer sua produção e trazer mais força a sua argumentação, faltou exploração dos recursos argumentativos ( ironia, citação, retrospectivas históricas, fatos, dados, exemplos etc.). Vá além do senso comum e extrapole as possibilidades do tema!
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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