Quando se fala de leitores, o Brasil se encontra em uma situação vergonhosa. Pesquisas apontam que enquanto um argentino lê em média treze livros por ano, o brasileiro lê apenas um. O problema já começa desde cedo, na escola. Os professores não contribuem para que a situação melhore. Os alunos são obrigados a ler clássicos de muito tempo atrás, o que acaba desestimulando. Diante dessa situação, como formar leitores assíduos que saibam dar valor ao conhecimento e à cultura? Como estimular a criança a gostar de ler?
A melhor forma de se obter conhecimento é estar cercado por livros. A leitura melhora a fala e desenvolve a criatividade. Coordenados a ler somente clássicos como “Dom Casmurro – Machado de Assis”, “Inocência - Visconde de Taunay” e “Senhora – José de Alencar”, jovens e adolescentes quando saem da escola não procuram mais as bibliotecas, pois não vêem o hábito de ler como um prazer, o que faz da sociedade brasileira pobre em cultura. A leitura de clássicos é necessária o [no] vestibular, o que torna inviável não cobrá-los no colégio. O que deve ser feito é incluir livros atuais nas aulas de leitura, ensinando o prazer de ler. Harry Potter, A Saga Crepúsculo, Diário de um Banana são alguns exemplos de livros que estão tomando espaço nas prateleiras da garotada.
A leitura deve ser uma prática incentivada desde os primeiros anos da escola e deve ser vista como uma forma de adquirir conhecimento e se divertir, aumentando o nível cultural de nossa sociedade.
Comentários do corretor
Seu texto praticamente não possui erros gramaticais e você fez colocações pertinentes em torno da problemática da leitura. Porém, seu projeto de texto não respondeu a problemática central do tema, que é: "O que a falta de leitura poderá acarretar para a sociedade?".
Atente-se!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 0.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |