A educação é um dos fatores fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa, entretanto a realidade mostra que o número de leitores decressem [descrescem] gradativamente. Isso trará consequências sociais tanto para o futuro quanto para o presente.
As famílias atuais e as escolas públicas primárias colaboram para agravar essa situação, porque não despertam nas crianças o prazer de realizar uma boa leitura: pais se recusam a ler livros para os seus filhos, preferem colocá-los em frente de uma televisão; professoras apenas obrigam alunos a aprender, e não incentivam a leitura para distração, como histórias em quadrinhos e literatura infantil.
Segundo a CBL (Câmara Brasileira do Livro), cada brasileiro lê aproximadamente 2 livros por ano, enquanto os habitantes de países ricos leem de 5 a 7 livros. O governo federal na tentativa de reverter essa realidade criou o programa Fome de Livro, com o objetivo principal de contribuir para a instalação de bibliotecas públicas.
Algumas consequências visíveis da falta de leitura são a imensa quantidade de mão-de-obra desqualificada; o aumento dos índices de pessoas não-críticas e facilmente ludibriadas que influencia bastante as votações e favorecem a corrupção.
Verifica-se que os investimentos em bibliotecas públicas com livros que atraiam o público infanto-juvenil, como gibis e literaturas atuais seria uma das soluções para o enorme problema. Enfim, o combate ao ócio deve ser constante por parte das autoridades públicas e das famílias para que se alcance uma sociedade consciente.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto praticamente não apresenta desvios gramaticais e você fez colocações bastante pertinentes ao tema proposto. Para chegar a total excelência, vá além do esperado, mobilize argumentos que extrapolem o recorte temático.
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |